Rita Marques no Algarve com emprego e consumo de água na agenda
O emprego no turismo, a eficiência hídrica dos empreendimentos turísticos e campos de golfe, bem com a dinâmica do comércio em Faro, constam da agenda da visita da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços ao Algarve, esta terça feira, 2 de agosto.
A visita a terras algarvias vai servir para a governante, que estará acompanhada pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, debater com os empresários algarvios do turismo as novas oportunidades criadas quer pela alteração da chamada “Lei dos Estrangeiros” (Lei 23/2007), aprovada pela Assembleia da República no passado dia 21 de julho, quer pelo acordo de mobilidade com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, Marrocos e Índia. Como é conhecido, ambas as medidas foram tomadas tendo em vista responder à escassez de mão-de-obra qualificada no turismo.
Outro dos motivos que leva Rita Marques ao Algarve tem a ver com a sustentabilidade da atividade turística, e em concreto o consumo de água. “Numa altura em que 76% dos empreendimentos turísticos no Algarve (superior à média nacional de 70%) já implementam medidas de eficiência hídrica, que vão desde a simples mudança de toalhas e lençóis apenas a pedido dos hóspedes, até ao uso de água de qualidade inferior na rega ou nas lavagens, pretende-se definir um conjunto de medidas adicionais para reduzir o consumo de água nos empreendimentos turísticos da região”, refere um comunicado do Ministério da Economia e do Mar.
No mesmo texto é frisado que “também na área do golfe, a APA Algarve e as equipas de manutenção dos campos de golfe da região estão a definir e implementar importantes medidas de redução do consumo e de usos alternativos de fontes de água, incluindo a rega com aproveitamento de águas residuais tratadas”.
O programa da visita inclui a passagem por Vale do Lobo, um exemplo de smart resort que o Turismo do Algarve quer ver generalizado na região através do plano “Algarve Smart Destination”. Rita Marques irá ainda visitar estabelecimentos comerciais na Baixa de Faro.
O programa da visita da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços ao Algarve, esta terça feira, 2 de agosto, inclui:
10h15 – Sessão dedicada ao emprego no setor do Turismo – ponto de situação das medidas de mobilidade de estrangeiros (sede da AHETA, Albufeira)
14h30 – Visita à Infraquinta, com apresentação do projeto de eficiência hídrica da Quinta do Lago (a Infraquinta é líder nacional no indicador de abastecimento de água não faturada e tem já implementado um sistema de rega inteligente. É a única entidade gestora nacional com a Certificação do Produto “Água para Consumo Humano” de acordo com a Recomendação da ERSAR nº2/2011)
15h15 – Visita ao Smart Room da Infralobo (Projeto Smart Resort – Gestão de Ocorrências, Higiene Urbana, Gestão de Frotas, Telemetria, Sistema de Domótica Inteligente)
16h30– Visita ao comércio local da Baixa de Faro