Rita Marques foi conhecer projetos do Programa Valorizar no Alentejo e Ribatejo
A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços esteve sexta feira, 27 de maio, de visita a territórios da ERT do Alentejo e Ribatejo. Coruche, Avis, Alandroal, Moura e Évora fizeram parte do roteiro de Rita Marques que conheceu vários projectos financiados pelo Turismo de Portugal.
Visitar alguns dos projetos financiados pelo Programa Valorizar, no Ribatejo e no Alentejo, foi o objetivo desta visita da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Turismo, que se fez acompanhar do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, tendo como anfitriões, ao longo da jornada, presidentes dos municípios visitados e por responsáveis da Entidade Regional do Turismo, nomeadamente o vice-presidente da entidade, Pedro Dias, e pelo diretor-geral da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, António Lacerda, entre outros.
O périplo começou por terras do Ribatejo, mais concretamente pelo município de Coruche onde a governante foi conhecer a Área de Serviço de Autocaravanismo e Centro de Cycling da Erra, dois projetos financiados pelo Turismo de Portugal, tendo-se seguido uma visita à FICOR – Feira Internacional da Cortiça.
Na página oficial do município no Facebook é sublinhado o facto de esta visita da governante a Coruche ter acontecido “num momento em que a Câmara Municipal de Coruche é reconhecida pela Responsible Trails como promotora comprometida com a busca contínua da sustentabilidade da sua rede de percursos e com os princípios éticos Responsible Trails. Coruche é o primeiro município a receber este certificado”
Já em terras alentejanas, no distrito de Portalegre, Rita Marques foi conhecer a Estação Náutica de Avis, onde foi recebida pelo presidente da autarquia e vários vereadores.
De acordo com o município, Rita Marques ficou a conhecer o que tem para oferecer esta Estação Náutica e a “forma os parceiros desenvolvem o seu trabalho em rede para criar um produto turístico de qualidade”.
Ali, Rita Marques “elogiou o projeto das estações náuticas por se integrarem na estratégia de promoção de Portugal como um destino sustentável” e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo município e pelos parceiros da Estação Náutica de Avis, assim como “o trabalho de articulação da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços com o Turismo de Portugal e com a Entidade Regional de Turismo”, refere uma nota da autarquia.
Na oportunidade, o presidente da Câmara de Avis afirmou que o município ficou “de coração cheio” para continuar a caminhar no sentido da criação de “um produto diferenciado para atrair e fixar novos turistas” apontando, no entanto que, para que tal aconteça, “é necessário encontrar instrumentos como a Estação Náutica de Avis para promover e ser uma referência na oferta de um produto integrado assente no turismo náutico e na preservação ambiental e cultural, proporcionando uma experiência gratificante aos vários tipos de visitantes que procurem Avis para fruir do meio ambiente e da cultura local, desenvolver atividades de lazer e desporto náutico”, refere a nota da autarquia publicada nas redes sociais.
Rita Marques rumou depois ao Alandroal onde conheceu a Área de Serviço para Autocaravanas, bem como a futura praia fluvial Azenhas D´el Rei em Montejuntos, que vai ser inaugurada no próximo dia 9 de junho.
Já em Moura, a secretária de Estado do Turismo, Comercio e Serviços e o presidente do Turismo de Portugal estiveram na assinatura dos Protocolos do Programa Formação + Próxima, com seis municípios do Alentejo, concretamente, Barrancos, Mértola, Moura, Serpa, Alandroal e Reguengos de Monsaraz. Recorde-se que o projeto Formação + Próxima está inserido no Plano Reativar o Turismo – Construir o Futuro e decorre no âmbito da Estratégia para o Turismo 2027.
A visita de Rita Marques terminou em Évora, onde foi conhecer o Gabinete da Rota dos Vinhos e esteve presente na inauguração da 7ª edição do Évora Wine. Na sessão de abertura deste evento apoiado pelo Portugal Events do Turismo de Portugal e do Turismo do Alentejo, esteve também presente o presidente da ERT do Alentejo, Vítor Silva.