Rita Marques agraciada com a Medalha de Ouro da APAVT
Rita Marques, que até ao final do mês de novembro esteve à frente da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, foi distinguida com a Medalha de Ouro da APAVT, no primeiro dia do 47º Congresso da Associação, nos Açores.
Foi secretária de Estado do Turismo no período de tempo que o turismo já viveu, num tempo em que, por via da pandemia, o turismo, praticamente não existiu. Mas embora quase sem turismo, Rita Marques lutou por esta atividade e conquistou o reconhecimento do setor.
Logo na abertura do congresso, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira tinha aludido à “inesperada alteração na tutela” que ocorreu no final de Novembro, e fê-lo elogiando o trabalho de Rita Marques e deixando uma nota de “agradecimento e admiração, quanto ao trabalho absolutamente excecional” de Rita Marques à frente da secretaria de Estado do Turismo.
“A Rita esteve ao leme no momento mais difícil das nossas vidas empresariais, e só me ocorre dizer que sem ela não teríamos conseguido chegar a porto seguro”, defendeu o presidente da APAVT, acrescentando ainda: “Em nome dos agentes de viagens, só queremos dizer obrigado. E sim, obrigado soa-nos a todos insuficiente, mas por outro lado, tudo o que tentarmos dizer não parecerá suficiente”.
Pouco depois, ao anunciar a distinção que a APAVT iria entregar à ex-secretária de Estado do Turismo, Pedro Costa Ferreira diria que “esta medalha não exige biografia, nem precisa de explicação”, porque “todos a conhecemos e todos vivemos a sua energia inesgotável quando todos pareciam cansados, a sua lucidez, quando todos à volta perdiam racionalidade, a sua persistência quando todos pareciam ter desistido”.
A distinção entregue a Rita Marques, especificou, “reconhece o valor de quem foi convidada para um passeio ao sol e teve que segurar o leme na maior tempestade”, ao mesmo tempo que “expressa o nosso agradecimento a quem entrou em casa como visita e saiu como família”.
Em breves palavras de agradecimento a ex-secretária de Estado do Turismo admitiu que “foram momentos difíceis, mas nunca me senti sozinha”. Rita Marques assumiu que tentou reger a sua atividade política através dos mesmos princípios com que rege a sua vida profissional, concretamente “pensamento estratégico, honestidade intelectual, independência desse raciocínio e lealdade para quem trabalhava comigo, e algum otimismo e determinação”.
Dizer ainda que na sessão de abertura do Congresso da APAVT, também o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, tinha deixado elogios à ex-secretária de Estado do Turismo, ao afirmar, dirigindo-se diretamente a Rita Marques que se encontrava na plateia: “Já lidei com muitos políticos, com uns que anunciam 10 coisas e faziam uma, consigo foi ao contrário”.
O Turisver está em Ponta Delgada a convite da APAVT