Revive: Propostas para concessão do Colégio de S. Fiel prorrogadas até 18 de julho
O prazo para a apresentação de propostas ao concurso público para a concessão do Colégio de S. Fiel, situado em Louriçal do Campo, em Castelo Branco, no âmbito do programa Revive, foi prorrogado até ao próximo dia 18 de julho.
O anúncio foi feito recentemente na página do Turismo de Portugal, dando conta que este imóvel, cujo concurso público para a concessão de exploração com vista à realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos, teve lugar a 20 de dezembro de 2022, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco, contando com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, foi agora prorrogado, podendo os interessados apresentarem as suas propostas até meados do mês de julho.
O imóvel será concessionado por 50 anos, por uma renda anual mínima de 21.750,00 euros. A área bruta de construção é de 17.394 m2 e prevê-se a possibilidade de instalação de um empreendimento turístico (com uma capacidade máxima que poderá ser superior a 100 unidades de alojamento), um alojamento local ou outro projeto com vocação turística.
O concurso lançado pretende dar uma nova vida a este antigo colégio jesuíta, inserido numa vasta propriedade arborizada, no qual foi editada em 1902 a primeira revista “Brotéria” e concluiu os estudos secundários Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina em 1949.
Recorde-se que o Programa Revive é “uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, que visa promover e agilizar os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma atividade económica com finalidade turística, gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento de várias regiões do país”, conforme se pode ler no site do Turismo de Portugal.