Revisão dos critérios do Rótulo Ecológico da UE para alojamentos turísticos em consulta pública

A Comissão Europeia já deu início ao processo de consulta pública para revisão dos critérios do Rótulo Ecológico da UE para alojamentos turísticos, tendo em vista a promoção de práticas mais sustentáveis no setor, conforme Decisão (UE) 2024/3179, de 19 dezembro 2024. Esta prorroga a validade dos critérios atuais até 31 dezembro 2027.
Recorde-se que a revisão em curso visa garantir que os critérios permanecem atualizados face às evoluções tecnológicas e às dinâmicas do mercado, reforçando simultaneamente a ambição ambiental e simplificando os requisitos de aplicação.
O processo de auscultação está aberto a empresas e particulares, tem uma duração de dois anos e inclui diversas fases de consulta técnica, inquéritos e partilha de documentos de trabalho.
“A participação ativa dos agentes do setor é essencial para assegurar que os critérios revistos refletem, de forma realista, as especificidades nacionais e contribuem efetivamente para a adoção de práticas mais sustentáveis no turismo”, pode ler-se no site do Turismo de Portugal, que adianta ainda que os interessados em acompanhar e participar neste processo devem preencher o formulário de registo, disponível através do seguinte link.
Após o registo, os participantes passam a receber atualizações regulares e convites para colaborar nas diferentes fases da revisão.