Resort Ombria Algarve adquire mais de 500 peças a artesãos locais
O Ombria Algarve, no concelho de Loulé, adquiriu mais de 500 peças artesanais que vão decorar os seus imóveis e o hotel de cinco estrelas, Viceroy. A aposta em designers e artesãos locais e a parceria com o projeto municipal Loulé Criativo/Loulé Design Lab fazem parte do seu compromisso com a sustentabilidade.
Criadas exclusivamente para este projeto, as peças, de cerâmica e palma, farão parte da decoração dos 65 apartamentos Viceroy Residences e de 76 quartos e espaços comuns do hotel Viceroy at Ombria Algarve, concebida pela firma americana Wimberly Interiors.
Da autoria da designer de mobiliário Leni Farenzena e da ceramista Bernadette Martins, são 524 objetos de design – 282 pratos, 141 cestos para toalhas e 141 cestos de empreita para chapéu de chuva – que valorizam materiais como o barro e a palma utilizada na cestaria.
Estas peças são concebidas por artesãos locais com recurso a técnicas tradicionais. O uso de materiais naturais na decoração dos espaços está em linha com a filosofia escolhida na construção dos edifícios do Ombria Algarve, que deu primazia à cortiça, ao ladrilho Santa Catarina, à olaria e as mobílias adquiridos tanto a fornecedores locais como nacionais.
Estas artistas fazem parte da iniciativa Loulé Criativo que aposta na valorização da identidade deste território situado no Algarve, tendo como força motriz a criatividade e a inovação. O Loulé Design Lab está integrado neste projeto, através do apoio a novas ideias na área do design aplicado à cultura da região.
As peças adquiridas pelo Ombria Algarve encontram-se na Lista Vermelha das Atividades Artesanais Algarvias, uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Cultura do Algarve e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que identifica, cataloga e regista as artes e ofícios da região, com o objetivo de as promover a salvaguardar.
Segundo João Richard Costa, diretor de vendas & marketing do Ombria, o empreendimento “é a recriação de uma aldeia algarvia e esta parceria está inserida na nossa estratégia de responsabilidade social, o que nos permite valorizar e destacar o património em vias de extinção. Através desta parceria, estamos a valorizar o know-how local, dando-o a conhecer aos nossos hóspedes e proprietários vindos de todo o mundo”.