Reserva natural da Foz do Almargem e do Trafal em discussão pública
Iniciado em 2021, este processo, que culmina com o período de discussão pública que agora decorre, tem como objetivo a preservação da biodiversidade do território louletano.
A Câmara Municipal de Loulé colocou em discussão pública, até 17 de agosto, a proposta de classificação e o projeto de regulamento da Reserva Natural da Foz do Almargem e do Trafal.
De acordo com informações da autarquia, a futura Reserva, que constitui uma das importantes zonas húmidas do Algarve, abarca uma área de cerca de 135 hectares na freguesia de Quarteira, sendo atravessada pelas ribeiras Fonte Santa ou do Almargem e a do Carcavai.
No seu seio há, pelo menos, 214 espécies de flora autóctone, nove habitats naturais e mais de 235 espécies de fauna, o reflete a riqueza natural do local e o torna particularmente importante para o equilíbrio do ecossistema.
A autarquia decidiu, por isso, assumir a gestão desta área e acredita que esta Reserva constituirá um travão ao crescimento imobiliário desregrado, salvaguardando esta zona sensível do ponto de vista ambiental.
Os documentos referentes ao processo encontram-se disponíveis para consulta online na página do município (www.cm-loule.pt), bem como no portal Participa em https://participa.pt/.
A consulta presencial dos documentos poderá ser feita, entre as 9h00 e as 17h00, no edifício dos Paços do Concelho, em Loulé, e no Centro Autárquico de Quarteira. Os interessados poderão apresentar as suas observações e sugestões diretamente no Portal Participa, ou através do email ambiente@cm-loule.pt ou por correio postal dirigido ao presidente da Câmara Municipal de Loulé ou ainda em documento apropriado nos locais referidos.