Rescaldo do International Hotel Technology Forum 2024, por João Pronto
Presente no International Hotel Technology Forum 2024 – IHTF 2024, que decorreu em Barcelona, de 16 a 18 de abril, João Pronto faz agora o balanço do evento, colocando em destaque as temáticas abordadas que maior interesse lhe suscitaram.
João Pronto, ESHTE
Professor Especialista em Hotelaria e Restauração
Professor Adjunto – Ciências da Informação e Informática
Coordenador de Estágios
Decorreu em Barcelona, entre os dias 16 e 18 de abril, mais um evento da International Hotel Technology Forum 2024 – IHTF 2024, sobre a temática “O fórum definitivo para os hoteleiros de toda a Europa e médio oriente, para descobrirem os últimos avanços na tecnologia hoteleira que os conduzirão a experiências perfeitas, e que irão permitir o incremento das receitas e a eficiência operacional” , estando presente os principais fornecedores de tecnologia para Hotelaria, desde as empresas de hardware até às start-ups de desenvolvimento de aplicações informáticas aplicadas à hotelaria e ao turismo.
No IHTF2024 estiveram representados cerca de 130 Hotéis e Grupos Hoteleiros da EMEA, assim como outros tantos fornecedores de tecnologia.
Para além das reuniões “1-to-1” em que hoteleiros escolhiam as empresas tecnológicas que maior interesse lhes suscitava, existiam sessões paralelas de apresentações de soluções tecnológicas, umas apresentadas por fornecedores de tecnologia aplicada à hotelaria, e outras, em que hoteleiros descreviam as suas experiências tecnológicas nos hotéis ou grupos hoteleiros onde trabalham.
Globalmente estiveram reunidos hoteleiros, desde a Accor, à Meliã, passando pelos CitizenM, Marriott, Radisson, Hilton, ou mesmo Hotéis independentes internacionais, e também nacionais, e ainda grupos portugueses conhecidos de todos nós como os Hotéis Pestana, Discovery Hotel Management, Dom Pedro Lisboa, Details Hotels & Resorts, Hotéis Real, Hotéis Sana e ainda Blue and Green Hotels & Resorts, entre muitos outros.
Relativamente às temáticas que maior interesse me suscitaram, foi a comunicação logo no inicio do evento “Accor’s Guest Wifi journey” em que Roger Tabbal, o VP Global Guest technology & Innovation da Accor, descreveu o processo de migração tecnológica no sentido de reforçar a infraestrutura Wifi dos seus hotéis, apresentando esta consolidação como uma forma de melhor fornecer experiências de Internet aos hóspedes dos hotéis Accor.
Esta abordagem veio consubstanciar o inquérito que fiz a hoteleiros, em que estes referiram que, de longe, o acesso Wifi dentro dos quartos, é a tecnologia mais crítica para os hóspedes, e sem a qual o serviço hoteleiro não poderá ser tão “escorreito” pois o acesso wifi está integrado na esmagadora maioria das tecnologias que são providenciadas atualmente aos hóspedes.
Infra a seleção das tecnologias escolhidas pelos hoteleiros que responderam ao inquérito, pensando sempre na perspetiva da utilização tecnológica dentro dos quartos de hotel, e que foi publicada no último artigo aqui na Turisver.pt.
Outra das comunicações que irei descrever, foi a comunicação acerca das soluções de pagamentos unificados, e dos desafios que se apresentam para os hoteleiros, por forma a garantirem a segurança das transações, e por outro lado, providenciando aos hóspedes uma experiência de pagamento que seja agradável e rápida, garantindo que o hóspede não desiste a meio do processo.
Incontornável a apresentação sobre a temática “The New Cyber Battlefield” em que foram apresentados inúmeros exemplos (infelizmente) práticos de ciberataques informáticos, não só aos hoteleiros, mas também aos hóspedes, demonstrando clara e inequivocamente que devemos todos estar alertas e informados acerca das novas e antigas formas de ataques informáticos, tema que também, recorrentemente, tenho aflorado nestes artigos na Turisver.pt.
Na sessão “Enhancing efficiency and experiences: Harnessing in room smart Technologies” descrevi as tecnologias que mais requeridas pelos hóspedes, dentro dos quartos, não só pelos hóspedes, mas também pelos hoteleiros, no sentido de melhor acompanharem o processo de serviço hoteleiro, dentro e fora dos quartos, e, logo de seguida, Albert Creixell, Head of Alexa Enterprise, Spain & UK, da Amazon, descreveu a forma a Amazon interpreta a relação dos hóspedes dentro dos quartos, na utilização quotidiana da tecnologia Alexa, permitindo aos hóspedes solicitarem uma enorme variedade de serviços hoteleiros através da interação mediante conversação com o “Concierge Virtual” da Amazon, Echo.
De seguida, solicitou a Judith Guemes, SVP Loyalty Programs dos Hotéis NH que descrevesse os resultados da implementação desta tecnologia, em alguns hotéis selecionados para esta primeira etapa de implementação. Resultados esses, que, segundo Judith Guemes, foram claramente acima do esperado dado que permitiram cimentar a fidelização dos hóspedes nestes hotéis e incrementar valores associados ao consumo durante a estada dos hóspedes através de pedidos de room service e de experiências via esta nova forma de interação dos hóspedes com o Hotel.
A comunicação “A Story of How Fear becomes Empowerment in Hospitality” apresentada pelo CEO da Everguest, descreveu a forma natural com que nos dias de hoje se consegue de forma automática ou manual, mas sempre de forma personalizada, analisar e responder às criticas dos hóspedes, nas diferentes plataformas de redes sociais, e sempre no idioma do hóspede, recorrendo às mais recentes abordagens de Inteligência Artificial.
A preocupação com o que os turistas escrevem nas redes sociais em geral, e nos diferentes fóruns da internet em geral, continua claramente a ser uma preocupação, razão pela qual até (obviamente) a mais recente abordagem de IA generativa se dedica a auxiliar os profissionais de turismo e de hotelaria nestas análises e respostas, por forma a melhor se posicionarem perante o mercado progressivamente mais competitivo.
Os Robot também voltaram a comparecer e desta vez de forma mais sustentada, com diferentes abordagens, em que o auxílio nas tarefas “pesadas” de F&B se tornou particularmente notado, muito mais do que a interação direta com os hóspedes, será claramente um tema a acompanhar nos próximos anos…
Como conclusão deste congresso, pude percecionar que existe uma crescente preocupação por parte dos hoteleiros, relativamente ao acompanhamento da tecnologia em geral, e da inovação tecnológica em particular, pois os mesmos consideram que se deve recorrer à tecnologia porque lhes permite:
- Prestar melhor serviço;
- Incrementar as vendas;
- Reduzir custos;
- Porque os Turistas assim o “impõem”;
- Melhor posicionamento perante a concorrência percebida.
Muito facilmente a tecnologia se enquadra em pelo menos numa das premissas acima referenciadas, desde que o investimento tecnológico tenha obviamente retorno num espaço temporal interessante para quem investe…