“Repensar o Turismo” no dia que celebra a atividade turística
Este ano, o Dia Mundial do Turismo volta a colocar o seu foco no futuro. Com as celebrações oficiais marcadas para a ilha de Bali, na Indonésia, o dia que celebra a atividade turística em todo o mundo vai servir para pôr todo o setor a repensar o modo como fazemos turismo.
Com a recuperação da atividade turística já em marcha e com base num reconhecimento político e público sem precedentes para o setor, a OMT vai destacar, no próximo dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, “a oportunidade de repensar como fazemos turismo” o que, segundo a OMT significa “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão compartilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.
Para a OMT, o Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado num momento em que o processo de reconhecimento do turismo como um pilar crucial do desenvolvimento e do progresso está bem encaminhado. “Maio de 2022 marcou a primeira vez em que a Assembleia Geral das Nações Unidas realizou um debate especial sobre turismo, ilustrando a relevância histórica do setor. O turismo está agora na agenda dos governos e das organizações internacionais em todas as regiões globais. Ao mesmo tempo, destinos e empresas estão a adaptar-se proativamente para enfrentar desafios e responsabilidades, o que se refletiu na onda de signatários da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo, liderada pela OMT”, frisa a organização, deixando claro que o tema “Repensar o Turismo” irá refletir isso.
O objetivo, segundo a OMT, “é inspirar o debate em torno de repensar o turismo para o desenvolvimento, inclusive através da educação e do emprego, o impacto do turismo no planeta e as oportunidades para crescer de forma mais sustentável”.
“Para onde vai o turismo? Para onde queremos ir? E como chegamos lá?” são algumas das perguntas a que o Dia Mundial do Turismo 2022 pretende responder.
Fornecer uma plataforma de diálogo inclusivo no sentido de identificar soluções para realizar o potencial do turismo como veículo de recuperação e transformação; ampliar a mensagem do turismo como força inspiradora e transformadora e o papel da OMT e de todo o setor na realização deste potencial; mobilizar a vontade política e a cooperação para garantir que o turismo seja uma parte central da formulação de políticas, são alguns dos objetivos que a OMT pretende alcançar com esta 42ª edição do Dia Mundial do Turismo.