Relatório de Sustentabilidade de 2022 da MSC Cruzeiros revela progressos
A MSC Cruzeiros acaba de publicar o seu Relatório de Sustentabilidade de 2022, destacando que o progresso foi alcançado em todos os seis principais fluxos de trabalho, incluindo: o objetivo das zero emissões até 2050, cuidar das pessoas, apoiar o turismo sustentável e desenvolver a sua política de aprovisionamento sustentável.
Esta estratégia de sustentabilidade pela avaliação da materialidade realizada em 2019 foi revisitada em 2021. Um processo que garantiu a atenção da companhia de cruzeiros em questões de maior importância para os stakeholders externos e internos da MSC Cruzeiros e onde o seu impacto no mundo significa que a mesma tem a responsabilidade de agir.
O Plano de Ação de Sustentabilidade está focado em seis frentes de trabalho prioritárias e estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU- uma visão partilhada para o papel que indivíduos, empresas e governos devem desempenhar na transição para um mundo sustentável.
Em 2022, foram alcançados progressos em todas as áreas do Plano de Ação de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, destacando-se a transição para zero emissões, a melhoria da qualidade atmosférica local e a análise da utilização de recursos e resíduos. Ou seja, a MSC Cruzeiros está a acelerar ativamente este processo por forma a atingir zero emissões até 2050.
Um passo importante nesta jornada foi a introdução do seu primeiro navio movido a LNG em 2022, marcando um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável.
Outra das frentes onde foram bem-sucedidos tem a ver com o facto de apoiar destinos sustentáveis e desenvolver terminais. A ideia é que os clientes possam visitar os locais, mantendo-os da mesma forma, enquanto a nível dos investimentos no desenvolvimento de novos terminais de cruzeiros sustentáveis estão a criar emprego e a trazer novos visitantes para esses locais.
Apoiar o bem-estar das pessoas e tripulações está também entre os seus objetivos, com a prioridade da MSC Cruzeiros em manter a segurança e bem-estar dos passageiros e tripulantes, mantendo elevadas práticas de higiene e cuidados de saúde.
Finalmente, no que diz respeito ao aprovisionamento, a MSC Cruzeiros tenta “comparar com responsabilidade para com o ambiente. Em 2022, o nosso Comité de Aprovisionamento Sustentável iniciou uma revisão abrangente dos nossos processos e práticas de aquisição para identificar oportunidades de melhorar o nosso desempenho em termos de sustentabilidade. Queremos ir além dos programas específicos- como a eliminação do plástico descartáveis a bordo- e mudar a mentalidade da nossa comunidade de compradores para que todas as decisões de compra sejam tomadas tendo em conta o meio-ambiente e o bem-estar dos trabalhadores”.
Segundo Linden Coppell, MSC Cruises’ Sustainability vice president, “para garantir a adequação e a relevância da nossa Estratégia de Sustentabilidade e do nosso Plano de Ação, estamos em diálogo constante com o nosso staff, passageiros e principais stakeholders. Através deste exercício de ouvirmos as partes intervenientes, podemos garantir que as nossas áreas de foco atuais são adequadas e identificamos novas áreas à medida que estas vão surgindo- enquanto monitorizamos de perto o progresso nos seis pilares do nosso plano de ação”.