“Reino da Luz” a campanha que quer levar Marrocos ao top 10 do turismo mundial

“Marrocos Reino da Luz” é a nova campanha internacional do Turismo de Marrocos, lançada 22 de abril e ontem apresentada em Lisboa. Através dela, pretende-se renovar o interesse no destino no pós-pandemia e elevar Marrocos ao Top 10 dos principais destinos turísticos do mundo.
O objetivo de colocar Marrocos entre os 10 principais destinos turístico do mundo, foi afirmado por Adel El Fakir, CEO da Delegação Nacional do Turismo de Marrocos logo no início do evento em que a nova campanha foi apresentada e também por Siham Fettouhi, diretora de marketing e valorização da oferta da mesma instituição.
Para fazer de Marrocos um dos “grandes” do turismo mundial, a campanha aposta nos mercados “históricos” do destino, como a França, por exemplo, e numa série de outros mercados estratégicos. Ao todo, a campanha destina-se a 20 mercados, incluindo Espanha, Alemanha, Reino Unido , EUA, Médio Oriente, Israel e mercados africanos.
Apostada em mostrar um lado de Marrocos mais trendy e capaz de captar as atenções de um público mais jovem, a campanha tem como alvo os turistas internacionais com idades compreendidas entre os 25 e os 59 anos, interessados em experiências culturais, no património natural e rural, nas atividades de lazer mas também em praias.
Reforçar a notoriedade e atratividade do destino é o grande objetivo de uma campanha que assenta na singularidade da “luz de Marrocos” que, como explicou Siham Fettouhi, tem servido de inspiração a artistas de todas as áreas. Partindo desta luz, a nova campanha de comunicação revela os vastos recursos que o país tem para oferecer. Ainda assim, para chegar ao “claim” “Reino da Luz”, houve todo um trabalho que a responsável foi explicando, quase passo a passo.

Acima de tudo, a campanha teve que responder a uma série de pressupostos como: autenticidade, modernidade, diferenciação, arte, movimento e humanidade e pretendia-se que fosse “inspiradora” e conseguisse captar a atenção dos millennials, explicou Siham Fettouhi.
Cultura, natureza e lazer: os três pilares básicos
Depois, até chegar ao “claim” e ao logótipo, houve etapas que passaram, por exemplo, por uma cuidada segmentação da comunicação, pela aposta nos media sociais através de conteúdos originais que possam facilmente chegar às gerações mais jovens, pela definição de estratégias diferenciadoras para cada mercado e muito mais, tendo sempre presente que “o nosso mercado é o mundo” e que, para servir de “umbrela” à campanha, teria que ser criada uma marca que abrangesse toda a diversidade de Marrocos.
Essa diversidade, onde cada um pode encontrar exatamente aquilo que busca, levou a que na base da campanha estivesse a miríade de experiencias que o turista pode ter em Marrocos e que foram centradas em três pilares básicos, nomeadamente, a cultura, a natureza e o lazer. Sob o “chapéu” de Medina & Discovery, acumulam-se as experiências culturais que permitem partir à descoberta dos esplendores da medina e das artes tradicionais, dos souks e dos palácios. “Natureza e Aventura” é outro dos segmentos identificados e entram aqui as experiências infindáveis que podem ter-se na imensidão do deserto, nas altas montanhas e, claro, nas paisagens costeiras. Por fim, há o segmento do Lazer onde se incluem as praias, os desportos, mas também os luxuosos rhiads luxuosas e os jardins exóticos.
Desenhada com símbolos e cores ligadas ao país, a campanha traz consigo um novo logótipo também ele intrinsecamente relacionado com Marrocos: trata-se nem mais nem menos do desenho de uma “porta” (as de Marrocos são famosas, como que a dar acesso a esse “Reino da Luz”.