Regulador espanhol dá luz verde à compra da Wamos Air pelo Grupo Abra
A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência de Espanha (CNMC) deu luz verde à compra da Wamos Air pelo grupo Abra, que agrega as companhias aéreas Avianca e GOL.
O investimento do grupo Abra na Wamos Air tinha sido anunciado no passado mês de maio e teve agora a aprovação do regulador espanhol, que considera que a operação “não representa uma ameaça à concorrência efectiva nos mercados” dado que “não dá origem a sobreposições horizontais e as sobreposições verticais têm pouca importância”
Refira-se que a Wamos Air vai continuar a operar de forma independente. Recorde-se quem maio, a Wamos Air sublinhava, em nota à imprensa que iria “manter a sua equipa de liderança com Enrique Saiz no comando e continuar a operar de forma independente e no seu atual modelo de negócios de Wet Lease, como tem feito ao longo da sua história de mais de 20 anos”.
No mesmo comunicado, Enrique Saiz, CEO da Wamos Air, assegurava que “para Wamos Air esta operação supõe uma incrível oportunidade de evolução e crescimento pela mão de um grupo tão relevante na indústria como o Grupo Abra, com o qual temos tido uma importante relação comercial durante os últimos anos”.
Acrescentava, ainda, que o acordo com o grupo Abra “complementará a nossa atividade através da abertura de novas rotas longo curso, sem perder a nossa essência como operador wet lease de referência mundial. Encaramos esta nova etapa com muita esperança e estamos convencidos de que esta aliança significará um avanço importante no futuro da companhia”.
Ode referir que regulador da concorrência de Espanha decidiu a favor da compra da Wamos Air pelo grupo Abra numa altura em que este grupo acaba de romper a aliança com a Volotea depois de o IAG ter renunciado à aquisição da Air Europa.