Regiões vão ter mais 5M€ para a promoção turística externa
As sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) vão ter a sua dotação para promoção turística externa reforçada em cinco milhões de euros. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Turismo esta terça feira, 20 de junho, em reunião do CEPT, no Porto.
Segundo comunicado do Ministério da Economia e do Mar, no decorrer do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), que reuniu esta terça feira, 20 de junho, no Porto, foram apresentadas as linhas de orientação para acesso das Agências Regionais de Promoção Turística à dotação adicional de cinco milhões de euros para a realização de Planos Extraordinários de Promoção Externa. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Esta dotação, a implementar pelas sete Agências Regionais de Promoção Turística, para reforço da operação das empresas portuguesas nos mercados externos, “inscreve-se numa estratégia de crescimento sustentável do turismo nacional a nível global”, sublinha o Ministério.
O mesmo comunicado refere que esta reunião do CEPT foi o primeiro evento oficial em que participou o novo Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, tendo sido, também, a primeira vez que aquele organismo se reuniu fora de Lisboa.
No encontro estiveram em destaque os resultados turísticos do primeiro quadrimestre deste ano, em que, comparativamente com igual período do ano passado, as dormidas aumentaram 14,2%, o número de hóspedes subiu 15,1% e as receitas registaram um aumento de 43%. Para estes números, e no que se refere aos mercados externos, indica o mesmo comunicado, contribuíram, principalmente, o Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos.
“A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será também uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano, com particular ênfase nos mercados maduros – Reino Unido, Espanha, Alemanha e França -, onde se pretende reforçar a conversão em vendas”, aponta o Ministério.
No que se refere aos mercados de crescimento e de diversificação, anota do Gabinete adianta que vão ser “reforçadas as ações de notoriedade de Portugal e dos seus destinos regionais, a par de uma atuação mais seletiva e de oportunidades”.
Na sua intervenção, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, sublinhou que “sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante que as regiões possam trabalhar e divulgar os seus ativos turísticos territoriais específicos. Será com estratégia concertada e estreita colaboração que todos conseguiremos reforçar o crescimento do turismo nacional”, lê-se no texto difundido.
O Ministério adianta, ainda, que o CEPT mantém, “no topo das prioridades estratégicas o crescimento da atividade turística, através de iniciativas que potenciem a internacionalização das empresas e das marcas portuguesas”, tendo em vista “reforçar o papel do turismo como fator de coesão territorial e social do país, através do reforço da promoção dos destinos turísticos regionais”


