Região do Douro vai ser Cidade Europeia do Vinho 2023
A região do Douro, que concorria ao título com outras duas regiões portuguesas, concretamente, o Algarve e o Vale do Lima, foi a escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023.
A candidatura do Douro foi defendida em Bruxelas pelo presidente da Câmara de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, que considerou que a eleição foi “um grande e merecido prémio para a região.
Enquanto Cidade Europeia do Vinho 2023, o Douro Património da Humanidade será, segundo os promotores da candidatura, “uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e obra secular realizada por gerações de durienses”.
Peso da Régua já tinha tentado ser Cidade Europeia do Vinho em 2018, mas a candidatura que este ano venceu o título foi diferente e teve âmbito regional, já que envolveu vários agentes do Douro.
“É um grande prémio para a região, um prémio merecido e que nos vai ajudar também àquilo que tem sido o trabalho da Comunidade Intermunicipal (do Douro), que é cada vez ter mais preocupação com aquilo que é o nosso desenvolvimento económico, a sustentabilidade de todo o território”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Peso da Régua.
Avançando que “vai haver um conjunto diversificado de atividades que agora vão ser consolidadas em projetos mais efetivos”, o autarca disse esperar que, para os efetivar, a região possa vir a ter um “financiamento acrescido” por parte de entidades como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e do Turismo.