Reforço financeiro para o turismo recebido com otimismo pela ARPT do Alentejo mas…
A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) expressou a sua satisfação com o reforço da dotação para o turismo no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030, aguardando, no entanto, “com expetativa a divulgação do valor exato do aumento”.
O anúncio, levado a cabo pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), através do seu presidente e presidente da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo, Ceia da Silva, é, segundo a ARPTA importante para a economia da região do Alentejo. “Este setor [do turismo] é um motor essencial para o desenvolvimento regional, contribuindo significativamente para a geração de emprego e riqueza. A sua relevância para a sustentabilidade económica e cultural da região não pode ser subestimada”.
A Agência reitera que o turismo, “com o seu impacto direto e indireto na economia local, merece um investimento adequado e proporcional à sua importância, nomeadamente ao nível do reforço para a promoção turística, o qual deverá ficar refletido nas linhas de apoio do Programa Regional do Alentejo 2021-2027 (ALENTEJO 2030)”, esperando que “o aumento prometido esteja à altura das necessidades reais do setor, assegurando assim o seu crescimento sustentável e a valorização do património cultural e natural do Alentejo”.
A ARPTA diz aguardar “as alterações ao ALENTEJO 2030, através de uma eventual reprogramação a apresentar em Comité de Acompanhamento a realizar durante o ano de 2024, levando assim a bom-porto o anunciado pelo Sr. Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo”, assegurando que continuarão “a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para promover o turismo na região, e permanecemos atentos às futuras atualizações sobre a dotação financeira para este setor vital”.