Rede das Cidades Criativas da UNESCO com investimento de 1,4M€
A apresentação oficial da Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal teve lugar esta terça-feira, 10 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã. Um projeto cujo investimento é de 1,4 milhões de euros e tem como objetivo estruturar uma oferta de turismo criativo.
A rede é liderada pela Covilhã (Design) e conta ainda com as Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares), Idanha-a-Nova (Música), Leiria (Música) e Óbidos (Literatura).
O projeto prevê ações organizadas pelos diversos parceiros, sendo que à TCP cabe assegurar ações de comunicação, de projeção internacional e de capacitação e dinamização da rede. Aos seis municípios compete, em conjunto, iniciativas como uma exposição itinerante, programas de residências artísticas e sinalização dos itinerários turísticos, entre outras. À escala local, cada município assegura o ecossistema cultural e criativo, atuando nas diferentes fases da cadeia de valor da produção criativa.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considera que “este projeto é uma verdadeira pedrada no charco naquilo que habitualmente se faz, ao juntar seis cidades na construção de uma urbe criativa conjunta. Atualmente, quem viaja escolhe destinos que combinam património com outros produtos turísticos. Esta rede alinha-se com essas tendências internacionais, assim como com os eixos de promoção definidos pelo Turismo de Portugal”.
Para Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, “esta é uma ocasião muito relevante para a Covilhã e para o Centro de Portugal. Este projeto reforça os laços entre seis cidades distinguidas pela UNESCO, numa estratégia de turismo criativo estruturada, que aposta na criatividade como denominador comum, permitindo-nos ganhar escala e competitividade global. Juntos, fortalecemos a ligação entre os territórios”.
Luís Filipe, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), reforçou o impacto do projeto, sublinhando que “a candidatura teve uma avaliação muito positiva pela CCDR, devido à sua relevância para a coesão territorial. Este é um projeto que une três cidades do interior e três do litoral, promovendo a criatividade como estratégia de desenvolvimento. A marca UNESCO é uma mais-valia que nos permite atrair turistas e reter talentos qualificados, criando oportunidades para os nossos territórios. A energia e motivação demonstradas aqui hoje são o reflexo do potencial desta iniciativa, que conta com o total apoio da CCDR”.