“Reconstruindo um Futuro melhor Juntas” é o lema da 3.ª edição do FITUR Woman
A FITUR 2023, que se inicia esta quarta feira em Madrid para aquela que é já a sua 43.ª edição, vai celebrar a terceira edição do FITUR Woman intitulada “Reconstruindo um Futuro melhor Juntas”, contando com a colaboração da Women Leading Tourism.
O debate, que tem lugar no primeiro dia da feira, centrar-se-á no papel das mulheres no mundo do trabalho e da indústria do turismo e na importância da liderança feminina na reconstrução de um turismo mais sustentável e inclusivo.
Com a colaboração da Women Leading Tourism, esta secção oferecerá assim, um ponto de encontro para a sensibilização, debate e diálogo que contribuam para promover o papel da mulher nesta indústria como chave para a liderança e sustentabilidade.
Nesta terceira edição da FITUR Woman serão ainda lançados os resultados do estudo realizado pela Deloitte sobre a “Liderança Feminina no Setor Turístico em Espanha”, que apresenta o retrato da situação das mulheres gestoras no turismo neste país vizinho. Um resultado que terá, por certo, grande impacto e visibilidade à escala mundial, já que será divulgado durante esta grande Feira Internacional da Indústria do Turismo.
O programa da FITUR Woman terá lugar na manhã desta quarta feira, 18 de janeiro, arrancando pelas 11h30, com a sessão de abertura e inclui vários temas, como Inclusão Laboral, A importância do talento feminino no mercado de trabalho, O talento feminino como pilar do futuro sustentável e resiliente da Europa e a Importância do talento feminino para o desenvolvimento tecnológico.
Presentes na sessão de abertura estarão Maribel Rodrígues, presidente da Women Leading Tourism, María Valarce, diretora da FITUR e Amora Carbajal, presidente executiva da PromPeru, que participará ainda no painel sobre talento feminino e desenvolvimento tecnológico.
Segundo a PromPeru, no Peru, muitas mulheres lideram projetos de turismo sustentável para preservar a natureza, cultura e tradições locais para apresentá-los ao mundo. Aquele organismo reconhece assim o protagonismo de muitas mulheres no campo do turismo no Peru e trabalha para fortalecer sua liderança. ´
É de realçar que o setor de viagens e turismo emprega 54% das mulheres em todo o mundo, apesar destas ainda não ocuparem papéis estratégicos suficientes num setor onde a busca pela igualdade é um ponto-chave da agenda.