Receitas do turismo em 2022 terão ultrapassado em 20% as de 2019
Os números foram avançados pelo ministro da Economia e do Mar que falava segunda feira, dia 23, na inauguração das novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. Segundo o ministro, as receitas turísticas terão ascendido, o ano passado, a 22.200 milhões de euros.
“Portugal terminou o ano de 2022 com 22.000 milhões de euros [de receitas turísticas], o que é absolutamente extraordinário porque, num ano, não só recuperámos aquilo que fizemos em 2019 como superámos os resultados em mais 20%”, avançou António Costa Silva. Na inauguração das novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Costa Silva lembrou que o turismo, “um dos motores do desenvolvimento da economia do país, foi altamente flagelado pela pandemia, quase paralisado durante dois anos, conduzindo a uma grande desmotivação” dos agentes económicos.
“Havia muita gente que dizia que para recuperarmos os números de 2019 iríamos demorar três, quatro ou cinco anos, mas conseguimos recuperar durante o ano passado”, sublinhou.
Na opinião do titular da pasta da Economia, “ainda existe preconceito no país em relação ao turismo”, um setor que “é sem dúvida um dos pilares fundamentais do nosso desenvolvimento económico”.
A propósito, fez notar que o Ministério da Economia entende que “o turismo é uma ferramenta para desenvolver o país do norte ao sul, incluindo as regiões autónomas [da Madeira e dos Açores], porque ele é capilar”, até porque, sublinhou, o turismo “está nesta altura em todo o espaço nacional e ele é transversal, mobiliza múltiplos setores da economia, desde a construção aos transportes, a todo um conjunto de indústrias”. Por isso, reforçou, “se nós usarmos esta ferramenta [turismo] no sentido próprio, ela é absolutamente transformadora”.