Receita da Taxa Municipal Turística no Porto cresceu 42% até final de abril

A Câmara Municipal do Porto revela no seu website, que a receita liquidada proveniente da Taxa Municipal Turística (TMT), baseada em dados reportados a 30 de abril, totaliza 9,3 milhões de euros. Ou seja, mais 42% que em igual período de 2024.
Este crescimento deve-se ao aumento da taxa em dezembro do ano passado, que passou de dois para os três euros por dormida e por pessoa com mais de 13 anos, até um máximo de sete noites seguidas naquela cidade.
Esta receita representa, segundo a Câmara do Porto, “um reforço importante do orçamento municipal, permitindo continuar a investir em áreas essenciais para a qualidade do destino, como a segurança, limpeza urbana, manutenção do espaço público e sinalética”.
O Município assenta a sua estratégia para o turismo “em três pilares fundamentais”. Entre eles, está a diversificação da oferta, através da descentralização dos fluxos, com a criação dos quarteirões turísticos, novas narrativas e roteiros. Mas também a qualificação e regulação do setor, com iniciativas como ações de capacitação, a promoção do “Confiança Porto”, a regulamentação do acesso de veículos turísticos à Baixa e Centro Histórico e o regulamento de ocupação do Espaço Público com Animador de Rua. E por fim, a preservação do futuro da cidade, através de um modelo de turismo sustentável, “que equilibra os interesses dos residentes, do património e do ambiente”.
Aquela autarquia assinala ainda o facto do seu investimento ter vindo a ser orientado “para um turismo mais responsável, que respeita a identidade local e melhora a experiência dos visitantes”, destacando iniciativas como “o Manifesto do Turista, que promove uma maior consciencialização dos comportamentos dos visitantes, e a articulação entre os vários serviços municipais para assegurar a qualidade do espaço urbano, do património e dos serviços públicos”.
De salientar ainda a aposta na valorização do tempo de permanência dos visitantes e na captação de novos perfis de turistas, com projetos como “o Global Kitchen, o Curated Porto e a participação na rede Great Wine Capitals, que afirmam o Porto como um destino de qualidade e com identidade”.
A Câmara do Porto recorda ainda que em 2024, “a cobrança de um valor fixo por cada dormida em alojamentos na cidade representou um encaixe financeiro de cerca de 20,9 milhões de euros”.