Realidade virtual vai “reconstruir” Ruínas de São Paulo em Macau
Macau quer “reconstruir” Ruinas de São Paulo através do recurso à realidade virtual e pretende que a “reconstrução” fique concluída ainda este ano.
Verdadeiro ex-libris de Macau, postal turístico por excelência e provavelmente o monumento mais fotografado desta região administrativa especial, as Ruínas de São Paulo vão agora ser “reconstruídas” de forma tridimensional, com recurso à realidade virtual. Segundo a Agência Lusa, que cita uma nota do Instituto Cultural de Macau, a “reconstrução” tridimensional do monumento deverá ficar concluída ainda em 2022.
O objectivo, segundo a mesma nota, é que possam ser realizadas visitas “imersivas” através de utilização de óculos de realidade virtual e outro equipamento disponibilizado no local, às ruínas do que já foi a Igreja da Madre de Deus
As visitas guiadas, em português, inglês, cantonense e mandarim serão lançadas para residentes e turistas, “após um período de testes e ajustes” e, através da realidade virtual, poderá ser mostrada ao público “a história e cultura única da fusão das culturas chinesa e ocidental em Macau ao longo de centenas de anos”. Outro objectivo, de acordo com a nota do Instituto Cultural de Macau, é o de melhorar a imagem da cidade como um destino para o turismo cultural.
A Igreja da Madre de Deus foi construída pela Companhia de Jesus na segunda metade do século 16, tendo sido destruída por um incêndio em 1835. As Ruínas de São Paulo incluem a fachada e escadaria de granito da igreja e os vestígios arqueológicos do vizinho Colégio de São Paulo, a primeira universidade ocidental no leste asiático.
O monumento insere-se no Centro Histórico de Macau, eleito Património da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2005, o qual integra vários edifícios históricos construídos pelos portugueses, nomeadamente, o edifício e largo do Leal Senado, a Santa Casa da Misericórdia, as igrejas da Sé, de São Lourenço, de Santo António, de Santo Agostinho, de São Domingos e a fortaleza da Guia.