Quinze dias em novembro para saber quem ganhou e quem perdeu na distribuição de viagens em Portugal
Com o último trimestre do ano chega o tempo de fazer o balanço daquilo que foi a atividade turística durante os meses da época alta e apontarem-se estimativas até ao final do ano, bem como perspetivas para 2025. É o tempo de saber quem perdeu e quem ganhou, e o setor das viagens não é exceção. Este ano, será na segunda metade do mês de novembro que serão feitos esses balanços.
Números precisos ninguém os aponta, mas as Convenções das redes são o local privilegiado para se saber quem vendeu mais e quem vendeu menos, e a que preços, sendo que, neste caso, o que se fica a saber é quem vendeu melhor. É também o momento de saber quais foram os destinos eleitos pelos portugueses para as suas férias de verão – quais os que aumentaram ou perderam quota de mercado.
O que também se fica, normalmente, a saber, é se as redes aumentaram o número de agências associadas, e depois de todas as Convenções realizadas fazem-se contas e concluiu-se quem avançou no mercado.
Em novembro vai ser possível ter um vislumbre de tudo isso ou não fosse o 11º mês deste ano aquele que vai reunir as convenções de três redes: DIT, AIRMET e GEA, por ordem do calendário.
O “mês das convenções” arranca com novembro a ir já a meio, com a II Convenção DIT Portugal, que está marcada para os dias 15 a 17 de Novembro, em Évora. Segundo informou já a DIT Portugal, a Convenção, que terá como palco o Vila Galé Évora, incluirá os já habituais workshops, bem como painéis de discussão com a participação dos parceiros de negócio, nomeadamente, operadores turísticos, empresas de cruzeiros, rent-a-car, companhias aéreas, seguradoras, bancos de camas e outros.
Na semana seguinte, de 21 a 24 de novembro, a AIRMET vai reunir na ilha Terceira, nos Açores, a sua 20ª Convenção. Subordinada ao tema “Gestão que Transforma, Estratégia que Direciona”, esta será a maior convenção de sempre da rede, contando com um dia adicional de trabalho e a expectativa de reunir cerca de 400 participantes.
O programa de trabalhos inclui uma tarde dedicada às agências Airventure na quinta-feira, 21 de novembro, e um dia inteiro dedicado às agências Airmet na sexta-feira, dia 22. No dia 23, além do habitual workshop de parceiros, os participantes também vão poder aproveitar diversas atividades de lazer na ilha, estando preparadas algumas surpresas.
Como vem sendo hábito, a Airmet deverá dedicar um espaço para uma conferência de imprensa em que o seu diretor-geral, Luís Henriques fará o balanço do ano.
A fechar o mês realiza-se a 20ª Convenção Anual do Grupo GEA Portugal, que está marcada para os dias 28 de Novembro a 1 de Dezembro, em Tróia.
Como já foi anunciado, a Convenção contará com a participação ativa da rede de agências associadas, incluindo as que se juntaram à GEA em 2024, bem como dos seus parceiros de negócios, que incluem operadores turísticos, empresas de cruzeiros, companhias aéreas, centrais de reservas, seguradoras, entre outros.
Como é habitual, os participantes poderão desfrutar de um programa diversificado, que incluirá workshops, palestras ou painéis de discussão, além de oportunidades de networking para os agentes de viagens, operadores turísticos e outros stakeholders da indústria.
Também aqui se espera que a habitual conferência de imprensa com os administradores da GEA (Carlos Batista e Pedro Gordon) faça “luz” sobre os resultados do verão.