Quinta do Martelo distinguida com o galardão Internacional “Green Key” pela 19ª vez consecutiva

A Quinta do Martelo – Centro Etnográfico e Gastronómico, na ilha Terceira, acaba de ser galardoada, uma vez mais, com o prémio internacional “Green Key” (Chave Verde). O empreendimento conquista o galardão pela 19ª vez consecutiva, tantas quantas as edições deste prémio realizadas em Portugal.
De destacar que a Quinta do Martelo é o único empreendimento terceirense a ter sido distinguido com o galardão Green Key, em 19 anos consecutivos. A cerimónia da entrega do prémio realizou-se na sexta-feira dia 27 de junho, no Castelo de Marvão no Alto Alentejo.
A “Green Key”- Chave Verde é uma distinção internacional que visa destacar as boas práticas ambientais, nomeadamente as energéticas e as de educação ambiental, na área do turismo sustentável, bem como a autenticidade sociocultural dos territórios de acolhimento, conservando a sua identidade cultural.
Gilberto Vieira, fundador e proprietário da Quinta do Martelo, assume que estes foram os valores que presidiram à fundação da Quinta do Martelo, que conta já vai a caminho das quatro décadas de existência.
Muito antes da perspetiva de qualquer prémio de reconhecimento pelos esforços de “valorização do ambiente e do modo de vida da população envolvente”, já a Quinta do Martelo pugnava por eles, afirma Gilberto Vieira, reconhecendo que não é fácil atingir o patamar de exigência necessário para conquistar esta distinção ano após ano, porque “as exigências da organização são muitas e implicam custos adicionais para as unidades turísticas que participam nesta avaliação de qualidade”
Sobre o projeto Quinta do Martelo – Centro Etnográfico e Gastronómico, com alojamento, restauração e atividades ligadas essencialmente ao mundo rural, garante que “uma das preocupações foi envolvermos as pessoas e pequenas zonas circundantes com atividades”, num “projeto mobilizador”.
Contemplada, ao longo dos anos, com uma série de galardões regionais e nacionais, relacionados com a proteção do meio ambiente, a gastronomia e a cultura, a Quinta do Martelo tem apostado também na produção de bens alimentares próprios, utilizando a cultura biológica, produtos usados na confeção dos pratos que são servidos no restaurante da quinta, seguindo o conceito internacional “farm-to-table” – um trabalho que lhe valeu a conquista do primeiro prémio nacional “Horta do Chef”, na única edição do troféu realizada em Portugal.