Queda de 20% no mercado nacional fez ocupação do Algarve descer para 44,8% em fevereiro

Dados provisórios da AHETA mostram que a taxa média de ocupação quarto na região desceu 1,9 pontos percentuais (ou 4,1%) face ao ano de 2024. A “culpa” é do Carnaval que este ano aconteceu em março, enquanto o ano passado foi no segundo mês do ano.
De acordo com os dados provisórios divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a taxa de ocupação quarto foi de 44,8%, abaixo do valor verificado em 2024 (-1,9 pontos percentuais, -4,1%). Ainda assim, comparando com os resultados do ano de 2019, o último em que a data do Carnaval coincidiu no mês de março, registou-se uma subida de 1,5 pp (+3,6%).
Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos face ao ano anterior foram o espanhol (+20%) e o alemão (+6%). A subida registada em alguns mercados internacionais não conseguiu, no entanto, inverter o impacto negativo da descida de 20% no mercado nacional face ao ano passado.
A AHETA avança ainda que a estadia média foi de 3,9 noites, 0,4 abaixo do valor registado no mês homólogo do ano anterior e que as estadias médias mais prolongadas foram as do mercado neerlandês, com 8,8 noites e do canadiano, com 5,9 noites.
Foto: Associação Turismo do Algarve