Quatro grandes eventos que tem de marcar na sua agenda profissional para este ano de 2024
O ano ainda agora começou e já promete muita animação, ou não fosse o setor do turismo cada vez mais importante para o país e para o mundo. Se ainda não estreou a sua agenda de 2024, pode começar a apontar alguns dos principais eventos a nível nacional nesta área.
34º CONGRESSO NACIONAL DA HOTELARIA E TURISMO – 21 A 23 DE FEVEREIRO, FUNCHAL
A Sustentabilidade vai estar em cima da mesa naquela que será a 34.ª edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo. Sob o tema “Horizonte 2030” e organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o encontro dos hoteleiros volta ao Funchal 33 anos depois, para ter lugar no Centro de Congressos da Madeira, entre 21 e 23 de fevereiro.
Os trabalhos arrancam na quarta-feira com uma tarde dedicada à Madeira, destacando-se a mesa-redonda “Evolução e Inovação na Hotelaria: da História à Visão de futuro na Madeira e no País”, conduzida pela jornalista Maria João Avillez e cinco hoteleiros com origem naquela Região Autónoma: Dionísio Pestana, Pestana Hotels; António Trindade, PortoBay Hotels & Resorts; Ricardo Farinha, Savoy Signature e Filipa Jardim Fernandes, Dorisol Hotels. O dia 21 de fevereiro termina com o Get Together, ponto alto de networking entre os congressistas.
O segundo dia do Congresso tem início com o À Conversa com… “Nova Ordem Mundial: Desafios Globais e Oportunidades Emergentes”, onde António Vitorino, com uma carreira nacional e internacional, tendo sido Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos e depois diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, partilhará as suas reflexões e expetativas sobre as mudanças em curso e em perspetiva, que moldarão a geopolítica, economia, segurança, direitos humanos e cooperação internacional, numa entrevista conduzida pela jornalista Maria Flor Pedroso.
“O nosso Congresso está totalmente orientado para a Sustentabilidade do negócio turístico-hoteleiro: para demonstrar às nossas empresas que seguramente têm desafios difíceis pela frente, mas podem e devem liderar uma transformação positiva em direção a um futuro sustentável. E que não só a Sustentabilidade é Negócio, como não há Negócio se este não for Sustentável”, sublinha Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.
Leia mais aqui.
34.ª BOLSA DE TURISMO DE LISBOA 2024 – 28 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO, LISBOA
Açores e Coimbra são o Destino Nacional e o Município convidados, respetivamente, da edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
A BTL Cultural é, novamente, uma aposta daquela que é considerada a maior mostra turística do país e que conta com a organização da Fundação AIP. Depois do sucesso da edição passada, também a BTL LGBTI+ está de regresso, com o intuito de promover a diversidade dentro da oferta nacional e apostar neste mercado, cuja procura continua a crescer em Portugal.
A inovação volta a ser um dos principais pilares da BTL em 2024, com destaque para a BTL Lab, dedicado a apresentações, talks e exposições com soluções na área das tecnologias, transição digital e promotoras da sustentabilidade.
De realçar o programa de Hosted Buyers, organizado em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP Portugal, que visa apoiar a vinda de compradores internacionais com interesse no Destino Portugal e que promove a realização de negócios B2B, volta também a ser uma aposta da organização, com foco nos 26 principais mercados emissores da oferta turística nacional. “Prevemos uma BTL que continua a ter o foco na qualidade, diversidade e no valor que entregamos aos nossos clientes, ultrapassando os resultados da última edição”, sublinha Dália Palma, gestora coordenadora da BTL, acrescentando: “Tal como na edição anterior, este ano queremos, uma vez mais, reforçar a nossa aposta nos mercados internacionais e trazer oportunidades de negócio para Portugal. Para tal, o Programa de Hosted Buyers, que em 2023 registou mais de 1.800 reuniões entre 256 suppliers e 120 buyers, oriundos de 26 mercados emissores, volta a ser uma prioridade da organização.
A BTL Formação e Emprego será uma aposta fundamental para criar a ponte com o mercado de trabalho no setor do Turismo, numa iniciativa que contará com uma diversidade de oportunidades para todos aqueles que pretendem iniciar ou manter a sua carreira no setor do turismo, além de poderem explorar oportunidades formativas.
No que diz respeitos aos destinos convidados, Rosa Costa, diretora Regional do Turismo dos Açores, sublinha que “o turismo nos Açores tem tido um caminho interessante ao longo dos anos”, pautando-se pela sustentabilidade e afirmando-se como destino de natureza.
A responsável adiantou que, apesar da boa recuperação do destino existem desafios que se colocam, a começar pela sazonalidade, pelo que se impõe uma nova forma de comunicar os Açores como “um destino que é bom todo o ano”.
Coimbra será o Município convidado, com José Manuel Silva, presidente da Câmara, a frisar que “em Coimbra, sentimos que temos muito para dar ao crescimento do turismo nacional e que temos muito para beneficiar do crescimento do turismo”.
20.ª EDIÇÃO DO CONGRESSO DA ADHP – 21 A 22 DE MARÇO, AVEIRO
A 20ª edição do Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal decorre de 21 e 22 de março, no Centro de Congressos de Aveiro. Como já vem sendo habitual, durante o congresso terá também lugar a cerimónia de entrega dos Xénios, prémios que reconhecem e premeiam a excelência na hotelaria, que acontecerá na noite de 21 de março.
Por outro lado, e à semelhança da edição de 2023, o Congresso da ADHP acolherá o Encontro Internacional de Diretores de Hotéis, com a presença das associações congéneres como é o caso das associações de Espanha e da Alemanha.
Sobre as temáticas que estarão em discussão durante as sessões de trabalho do congresso, Fernando Garrido, presidente da ADHP, explica que será feita uma análise mais perto do encontro no sentido de aferir as necessidades do mercado e assegurar a atualidade dos assuntos abordados, avançando, no entanto, com dois temas que estarão em destaque: Recursos Humanos, com ênfase na revisão das categorias profissionais; e Dados Analíticos, com a apresentação de um estudo da empresa Clever Hospitality Analytics, parceira da associação, que procurará fazer uma antevisão do verão de 2024 com base na análise de dados.
Sobre o destino escolhido para a realização do XX Congresso dos diretores de hotéis, o presidente da ADHP classificou o Centro como “uma escolha óbvia”, recordando que em 2024 Aveiro será a primeira Capital Portuguesa da Cultura.
Fernando Garrido adiantou ainda que o congresso da ADHP “continuará a ser eminentemente técnico. Na prática, queremos dar inputs importantes não só ao mercado, mas aos nossos associados, pelo que, abordaremos temas que estarão na atualidade”.
Ler mais aqui.
49.º CONGRESSO DA APAVT – 23 A 25 DE OUTUBRO, HUELVA (ESPANHA)
O 49º Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo desloca-se este ano à cidade andaluza de Huelva, em Espanha, entre 23 e 25 de outubro. O anúncio foi feito durante o jantar de encerramento do 48.º Congresso da APAVT, que em 2023 se realizou no Porto.
“Um namoro” que há cinco anos vinha a ser feito por Huelva no sentido de receber a reunião magna dos agentes de viagens portugueses naquela cidade, como adiantou Luis Arroyo presidente da Federação Andaluza das Agências de Viagens, vice-presidente da Confederação das Agências de Viagens Espanholas e presidente da Associação Andaluza das Agências de Viagens: “Há cinco anos de começámos este projeto”, concretamente “em Aveiro, numa cimeira luso-espanhola e finalmente iremos receber o congresso”, satisfeito por poder “mostrar aos agentes de viagens portugueses um pouco do muito que Huelva tem para desfrutar para que possam depois enviar turistas portugueses para Huelva”.
Já Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT frisou ainda durante o anúncio que ambas as associações têm “agendas comuns” e que as mesmas serão trabalhadas no decorrer de 2024, assim como o tema do Congresso, ainda não divulgado.
Recorde-se que o anúncio oficial da candidatura de Huelva a receber o 49º congresso da APAVT foi feito durante uma apresentação do destino no stand da APAVT na edição da Bolsa de Turismo de Lisboa em 2023 (ler aqui).