Quase 2M de passageiros sofreram atrasos nos aeroportos portugueses no 1.º trimestre

Nos primeiros três meses do ano, mais de seis milhões de passageiros apanharam um voo a partir de um aeroporto português e quase 70% das viagens foram efetuadas à hora prevista, de acordo com os dados da AirHelp. Mas cerca de 2 milhões de pessoas sofreram alguma perturbação no seu voo.
Na maioria dos casos, no entanto, tratou-se de atrasos menores e que não deram origem a uma compensação financeira, embora perto de 114 mil pessoas encontram-se elegíveis para receber uma indemnização por um atraso superior a três horas, pelo cancelamento do seu voo ou pela perda de uma ligação causada pelo atraso de um voo anterior.
Quando comparado com o mesmo período do ano passado, verifica-se uma redução do número de voos e de passageiros. Nos primeiros três meses de 2025 registaram-se cerca de 47 mil voos contra 48 mil em 2024, o que significa menos 2% de voos e menos 4% de passageiros. Apesar deste declínio, a taxa de perturbações de voos aumentou cerca de 13% em comparação com o ano anterior.
Ainda de acordo com os dados da AirHelp, os passageiros com direito a indemnização aumentaram consideravelmente (48%) – de 75 mil em 2024 para quase 113 mil em 2025 – devido a um aumento dos voos com atrasos superiores a três horas.
No que diz respeito a transportadoras aéreas, a TAP Portugal transportou, nos primeiros três meses de 2025, mais de dois milhões de passageiros, sendo a companhia aérea que mais passageiros registou. Deste total, perto de 62% não sofreu qualquer perturbação no seu voo e 38% registou alguma agitação com mais de 41 mil destes passageiros a estar elegível para uma compensação financeira, segundo os mesmos dados da AirHelp.
Em segundo lugar, com mais de um milhão de passageiros transportados, encontra-se a companhia aérea de baixo custo Ryanair. Nestes três primeiros meses do ano, apenas 26% dos passageiros sofreu alguma perturbação no seu voo. Destes, pouco mais de sete mil tem direito a compensação financeira.
Quanto aos aeroportos portugueses, o destaque vai para o Aeroporto de Faro com 84,5% dos voos a não sofrer qualquer perturbação, para grande felicidade dos passageiros aéreos desta infraestrutura. Em segundo lugar, encontra-se o Aeroporto do Porto com 80% dos voos a não registar perturbações, no total são 80,2% de passageiros aéreos a registar um voo tranquilo.
Já o Aeroporto de Lisboa continua, como habitualmente, a ser o que regista mais perturbações nos seus voos, com 40% dos voos a registar algum atraso ou a ser cancelado. Isto resulta em 39,5% dos passageiros aéreos a ver o seu voo com alguma perturbação.