“Quais as melhores aplicações de ChatGPT em Hotelaria?”, por João Pronto
Nesta segunda parte do artigo sobre o ChatGPT e a Hotelaria, João Pronto analisa quais as melhores aplicações do ChatGPT no setor hoteleiro, tendo em vista a melhoria da prestação de serviços ao cliente e da experiência do próprio hóspede.

João Pronto, ESHTE
Professor Especialista em Hotelaria e Restauração
Professor Adjunto – Ciências da Informação e Informática
Coordenador de Estágios
Como qualquer outra aplicação suportada em modelos de programação baseados em Inteligência Artificial, o ChatGPT pode ser integrado em várias aplicações dentro do setor hoteleiro, com o intuito de incrementar o atendimento ao cliente e melhorar a experiência do hóspede.
Seguidamente, descrevo muito sumariamente, alguns dos melhores cenários hoteleiros, nos quais o ChatGPT pode ser aplicado:
Suporte ao cliente:
O ChatGPT pode ser programado para fornecer respostas instantâneas às dúvidas e preocupações dos hóspedes, fornecendo suporte ao cliente ininterruptamente.
Como corolário desta abordagem, temos o intuito do ChatGPT ajudar a que os hotéis obtenham dos hóspedes, incremento da satisfação e do reconhecimento à marca Hoteleira.
Recomendações personalizadas:
O ChatGPT pode analisar as preferências dos hóspedes e fornecer recomendações personalizadas para restaurantes, passeios turísticos e outras atividades e experiências turísticas e hoteleiras.
A ideia, é que este tipo de abordagem auxilie os hotéis a aumentar o envolvimento e a receita dos hóspedes.
Tradução de idiomas:
O ChatGPT pode traduzir mensagens de hóspedes em diferentes idiomas, permitindo que a equipe do hotel comunique com hóspedes que falam idiomas diferentes de forma mais eficaz.
Assistência no processo de reserva:
O ChatGPT pode auxiliar os hóspedes na gestão mais eficiente de pedidos de reserva, fornecendo rápida e fiavelmente, informações sobre a disponibilidade de quartos, preços e comodidades suplementares, auxiliando desta forma os hoteleiros, na tentativa de incremento de up-selling, e por outro lado, fixando os hóspedes à marca hoteleira, reconhecendo melhor qualidade de serviço prestado.
Gestão de inquéritos de satisfação:
O ChatGPT pode ser utilizando na gestão (envio, receção, ativação e processamento) de processos de inquéritos e de reclamações aos hóspedes sobre sua estadia, permitindo que os hotéis reúnam informações sobre áreas e serviços hoteleiros que necessitam ser melhorados, e que proporcionem uma melhor experiência hoteleira aos hóspedes.
Virtual Concierge:
O ChatGPT pode atuar como um concierge virtual, fornecendo aos hóspedes, informações sobre atrações locais, transportes e outros serviços, sejam internos ao Hotel, ou de parcerias estabelecidas com o intuito de se agregar valor ao serviço hoteleiro.
Concluindo, o ChatGPT pode auxiliar os hotéis a incrementar a satisfação dos hóspedes, sejam FIT, corporte ou de qualquer outra segmentação, com o intuito de aumentar a receita hoteleira, e/ou possibilitando ao Hotel a redução de custos, mas, complementarmente, fornecendo aos hóspedes que assim o desejem, um serviço hoteleiro inovador, tecnológico e simultaneamente natural e eficiente, mas profundamente personalizado e suportado por interações Hotel-Hóspede, 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos idiomas que o hóspede/hoteleiro assim o entenderem.
ChatGPT pode ser utilizado como componente integrada de uma APP Hoteleira?
Sim, o ChatGPT pode ser integrado como uma ferramenta embebida numa APP de um hotel ou cadeia Hoteleira, para melhorar a experiência do hóspede que apreciem ou tenham curiosidade de experienciar estas novas funcionalidades associadas à Inteligência Artificial, que simulam o tratamento pessoal, entenda-se humano, sem que naturalmente o seja.
O Hotel ou cadeia Hoteleira, ao integrar numa APP o ChatGPT, vai permitir aos hóspedes interessados neste tipo de abordagem, a possibilidade de poderem aceder facilmente a um assistente virtual que os pode ajudar com uma ampla gama de tarefas e perguntas associadas ao serviço hoteleiro.
Abaixo descrevo algumas das inúmeras possibilidades pelas quais o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta integrada em uma APP de hotel ou de um Grupo Hoteleiro:
Mensagens instantâneas:
O ChatGPT pode ser usado para fornecer suporte de mensagens instantâneas aos hóspedes dentro do aplicativo. Esta funcionalidade pode ajudar os hóspedes a obter respostas rápidas às suas perguntas, efetuar solicitações de produtos ou serviços, ou ainda, fornecer feedback sobre sua estadia.
Recomendações personalizadas:
O ChatGPT pode ser programado para fornecer recomendações personalizadas aos hóspedes com base nos seus interesses e preferências. O intuito destas recomendações é que o ChatGPT ajude os hóspedes a descobrir novas experiências e a aproveitar ao máximo sua estadia.
Room Service:
O ChatGPT pode ser usado, como complemento aos pedidos telefónicos e/ou presenciais, de fornecimento de Room Service, mas através da interação hóspede-APP, permitindo que os hóspedes solicitem serviços de alimentos e bebidas, outras comodidades ou ainda, realizem solicitações especiais sem precisar sair do quarto, ou ainda, estando fora do quarto, mas solicitando que os serviços sejam entregues no quarto.
Virtual Concierge:
O ChatGPT pode ser usado como um concierge virtual dentro da APP Hoteleira, fornecendo aos hóspedes, informações sobre atrações locais, transporte e outros serviços de interesse.
O objetivo desta funcionalidade é incrementar a qualidade da personalização da experiência Hoteleira, fornecendo aos hóspedes que o pretendam, informação complementar, de qualidade e direcionada para o perfil do hóspede em questão.
Check-in e Check-out:
O ChatGPT pode ser usado para facilitar o processo de check-in e check-out, auxiliando o hóspede, a aplicação especializada para o efeito, e naturalmente também os hoteleiros, permitindo que os hóspedes concluam estas tarefas de forma mais rápida e eficiente, garantindo aos hóspedes e aos hoteleiros, a qualidade dos dados, fundamental para uma prestação de serviço hoteleiro, com a qualidade exigida por ambas as partes.
Podemos concluir que a integração do ChatGPT numa APP de um Hotel ou de uma cadeia Hoteleira, tem como intuito principal, incrementar a qualidade da experiência dos hóspedes, fornecendo suporte especializado, personalizado e eficiente, 24h por dia, antes, durante e após a estadia hoteleira.
Estas duas perguntas foram apresentadas ao ChatGPT e permitiram-me, por um lado, comparar as respostas que eu próprio teria dado, com base nos estudos e trabalhos que tenho desenvolvido na área hoteleira, e por outro lado, possibilitaram-me comparar com o que eu escreveria num artigo de opinião, como este, na Turisver.
Seguramente mais de 90% dos conteúdos acima descritos estão em confluência com o que eu penso e com o que o ChatGPT me descreveu. O estilo de escrita, esse, teve de ser quase totalmente ajustado, diria que apenas 10% do que foi apresentado pelo ChatGPT se manteve, o que não é de espantar, dado que o ChatGPT não tem, nesta abordagem, o propósito de “plagiar” a minha forma de escrita, nem tão pouco a conhece.
Dado que o ChatGPT também nos apresenta propostas de programação informática e de cálculos matemáticos, o próximo artigo terá que ver com a temática da estratégia de implementação (do ponto de vista da tecnologia) do ChatGPT numa APP Hoteleira.
Resumidamente, vai-me indicar (espero eu) como realizar a sua integração numa APP de um Hotel.