Qatar Airways apresenta primeira tripulação virtual de cabina do mundo com IA
A Qatar Airways, companhia aérea do Estado do Qatar, abriu novos caminhos na ITB Berlim 2024, na Alemanha, com o lançamento da sua tripulação de cabina virtual holográfica, a Sama 2.0, baseada em Inteligência Artificial para ajudar os seus passageiros.
Sama, que significa “céu” em árabe, ocupou um lugar central no novo stand da Qatar Airways durante a ITB Berlim, que decorreu entre 5 e 7 de março. Com a ajuda da IA de conversação líder do setor, continuará a aprender e a desenvolver-se ao longo do tempo para melhorar as respostas através das interações com os passageiros.
A tripulação virtual está preparada para responder a questões em tempo real, tais como perguntas frequentes sobre a Qatar Airways, destinos, dicas de apoio e muito mais, e estará acessível através da QVerse, a plataforma digital imersiva da Qatar Airways, bem como através da aplicação da Qatar Airways.
A Sama foi desenvolvida pela Qatar Airways em parceria com a UneeQ, líder em tecnologia humana digital de IA. Esta colaboração aproveita a plataforma inovadora da UneeQ para melhorar a experiência de viagem digital e estabelece novos padrões no setor da aviação. Esta tripulação de cabina sem par está também preparada para ser uma referência em interações de serviço personalizadas e funcionais nas viagens aéreas.
Segundo Babar Rahman, vice-presidente de Marketing da Qatar Airways, “a Sama 2.0 representa a nossa procura incessante pela inovação e incorpora os valores de serviço e hospitalidade excecionais da Qatar Airways. Este é um ponto crucial para liderar a sinergia bem-sucedida entre tecnologia e ligação humana – não apenas para a Qatar Airways, mas também para o setor em geral. A Qatar Airways afirma o seu compromisso de liderar e colaborar com especialistas em inovação para criar produtos e serviços pioneiros para os seus clientes”.
O seu sucesso na introdução e implementação das mais recentes tecnologias para melhorar as experiências dos passageiros, levou a Qatar Airways a ser reconhecida pelos seus esforços inovadores, tendo recentemente recebido um prémio nos World Travel Tech Awards, para o “Melhor Website de Companhia Aérea do Mundo”.
De realçar ainda que a Qatar Airways revelou recentemente a sua experiência de IA generativa para um planeamento de viagens sem complicações e personalizado na Web Summit Qatar. A experiência utiliza interações visuais abrangentes e um mapa 3D interativo para compreender as preferências de viagem dos clientes, eliminando assim a necessidade de pesquisas manuais. Os clientes podem, deste modo, receber sugestões para as suas viagens de sonho na rede de mais de 170 destinos da Qatar Airways.