PSD quer CEO da TAP na Assembleia da República
O PSD requereu a presença da presidente do Conselho de Administração da TAP na Assembleia da República “com urgência” a fim de avaliar a situação económica e financeira da empresa e falar da estratégia para o Porto.
Num requerimento dirigido ao Presidente da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação e Planeamento, os deputados do Partido Social Democrata solicitaram a presença da presidente do Conselho de Administração da TAP, Christine Ourmières-Widener na Assembleia da República.
Os sociais-democratas querem ouvir “com urgência” as explicações da CEO da empresa sobre a situação económica e financeira da empresa, num momento em que foram anunciados os piores prejuízos de sempre da companhia aérea (ano 2021).
A acumular resultados negativos desde 2018, os parlamentares referem que os apoios à TAP aprovados em 2021 envolvem um auxílio do Estado no valor de 3,2 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que a empresa registava um prejuízo de quase 1.600 milhões de euros, o que equivale a cerca de 4,3 milhões de euros por dia.
Outro assunto que irá estar em cima da mesa quando a CEO da TAP for ouvida na da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação e Planeamento será a alteração “de forma incompreensível”, da prioridade das suas rotas, nomeadamente a partir do Aeroporto do Porto, onde a companhia eliminou uma série de voos “com prejuízos evidentes para toda a região norte”.