Projetos apoiados pelo Portugal Events podem captar 1,8 milhões de turistas

Os 83 projetos apoiados pelo Programa Portugal Events, com um incentivo superior a 30milhões de euros, “permitem estimar”, segundo o Ministério da Economia e do Mar, a “captação de 1,8 milhões de turistas”.
Lançado em 2021 pelo Turismo de Portugal, e agora suspenso, o Programa recebeu 158 candidaturas com um valor total de investimento associado de 157 milhões de euros, sendo o incentivo solicitado superior a 30 milhões de euros. Das 158 candidaturas foram aprovados 83 projetos, sendo 62 respeitantes a eventos associativos/corporativos.
Estes 83 projetos apoiados, sublinha a nota do Ministério da Economia e do Mar “abrangem a totalidade do território nacional, destacando-se as regiões do Porto e Norte e de Lisboa”.
O comunicado destaca ainda que para além do contributo dos projetos para a qualificação da experiência turística, “existe uma expetativa de atração de turistas e visitantes para todo o território nacional superior a 1,8 milhões”.
Recorde-se que este programa, da responsabilidade do Turismo de Portugal, “privilegia o apoio a eventos que pelo seu reconhecimento internacional, caráter diferenciador e grau de exposição mediática contribuam para o incremento da notoriedade de Portugal, enquanto palco de grandes eventos”.
“A sustentabilidade e a relevância turística intrínseca de cada evento, bem como o seu alinhamento com a estratégia no que se refere às tipologias de eventos prioritárias para a qualificação da experiência turística e para a adequada estruturação de produtos turísticos, foram os aspetos considerados como prioritários para a seleção dos projetos”, explica o Ministério da Economia e do Mar.
Ultrapassada que foi a dotação prevista para o Portugal Events, o Programa está agora suspenso, mas o Ministério faz notar que se perspetiva “que venha a ser reaberto para a apresentação de candidaturas a eventos a realizar em 2023”.