Projeto de Interesse Regional: Ilha de São Miguel vai ter primeiro hotel histórico de cinco estrelas dos Açores
A freguesia do Livramento, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, vai ter o primeiro hotel histórico dos Açores, de cinco estrelas. Trata-se do Solar das Necessidades, que se encontra em execução desde 2022 e que o Conselho do Governo Regional dos Açores aprovou, a 9 de agosto, como Projeto de Interesse Regional.
A empresa responsável pelo mesmo, a Solar Necessidades Hotel S.A. havia requerido o reconhecimento como Projeto de Interesse Regional deste investimento, que consiste na reabilitação e transformação do Solar das Necessidades, no primeiro hotel histórico dos Açores, bem como da propriedade que lhe é afeta, englobando, também, a construção de novos edifícios complementares, sob a denominação de Solar das Necessidades Hotel.
O projeto, a cargo do gabinete de arquitetura RRJ Arquitectos, com sede em Lisboa, e com decoração de Isabel Lopez Vilalta, insere-se “na estratégia de desenvolvimento regional, conforme as medidas e objetivos gerais consagrados no Programa do XIV Governo Açores, e nas grandes linhas de orientação estratégica do programa Açores 2030”, conforme se pode ler no comunicado do Conselho do Governo Regional, prevendo-se a criação de 85 postos de trabalho.
O Solar das Necessidades, cuja data de construção remonta à segunda metade do século XVII, constitui “um belo exemplo de solar rural setecentista, a recordar as ‘casas grandes’ brasileiras. Classificado como imóvel de interesse público, pela Resolução n.º 64/1984 de 30 de abril, tendo uma zona de proteção de 50 metros, este solar rural é constituído por uma casa rústica T14, de três andares e uma área bruta de 1.803 metros quadrados, integrando ainda um terreno de 5,5 hectares, que inclui área de cultivo, estufas, lagar, área de vinicultura e estábulo.
Recorde-se que o imóvel, que integrava o portefólio da Oitante, veículo financeiro que herdou os ativos do antigo banco Banif, foi vendido em dezembro de 2020 pela Altamira Asset Management.
Nota: Créditos das Fotos: RRJ Arquitectos