Programação da Catai inclui Natal na Tailândia ou no Vietname e fim de ano em cruzeiro fluvial na Europa, anunciou Carla Ferreira
Na segunda parte da conversa com Carla Ferreira, gestora comercial da Catai, operador turístico do Grupo Ávoris, que hoje publicamos, o foco esteve na programação que abrange os “quatro cantos do mundo”, como frisou a nossa interlocutora, que começou por destacar o Japão por ser o destino que o operador mais está a vender em Portugal.
“A Catai opera nos quatro cantos do mundo, mas há alguns destinos que se destacam”, começou por dizer Carla Ferreira, explicando que “no mercado português, o destino que mais vendemos neste momento é o Japão”.
Para o Japão, a Catai apresenta uma oferta vasta, composta por “cerca de 30 itinerários diferentes”com o destaque a ir para o ‘Japão Feudal’, programa que conta com “mais de 100 partidas anualmente, 11 das quais são com guia de língua portuguesa”, o que é uma vantagem para o mercado nacional.
Trata-se de um circuito que toca as cidades mais importantes do Japão, como Osaka, Kyoto e Tóquio, as cidades feudais de Takayama, e as aldeias de Magome e de Tsumago. “É realmente um itinerário muito completo, mas ainda assim temos mais 29 opções”, comentou a gestora comercial da Catai, acrescentando que “no final dos circuitos, os clientes podem usufruir de praia em Okinawa, em Bali, Maldivas, ou nas praias da Tailândia, porque muitas vezes o que acontece é que o cliente vai para este lado do mundo e depois aproveita para fazer uma extensão de praia”.
Já no Sudoeste Asiático, segundo produto mais vendido pelo operador em Portugal, a Catai apresenta “mais de 20 programas na Indonésia (…). Vendemos muito as praias de Ubud e Gili, mas também temos muita procura por circuitos, como o ‘Bali Essencial’ e o ‘Bali Clássico’ para clientes que querem conhecer a cultura balinesa e ver os arrozais de Bali”.
Outro produto com muita procura é o Camboja, por norma combinado com o Vietname, porque “são programas culturais muito interessantes”. O próprio Vietname tem também conquistado muitos clientes, sendo que para este destino Catai “programa cerca de 20 itinerários diferentes, de norte a sul”, com as cidades de Hanói, a Baia de Ha Long, Ho Chi Minh, Hoi An, Huê, a terem muita procura.
No entanto, de acordo com a nossa interlocutora, “no topo da lista da procura dos portugueses por destinos do Sudoeste Asiático está a Tailândia, para onde apresentamos muita oferta e muitos itinerários: Bangkok com Chiang Mai, Chiang Rai, ou com Sul da Tailândia, e depois com conjugações de praia, já que “em todos estes programas é possível conjugar com extensões de praia, ou mesmo na Tailândia, ou em Bali, ou nas Maldivas”.
Estes itinerários a que se podem juntar as extensões, são para os dias que o cliente quiser, só dependendo do budget do cliente, pois temos soluções de todo o tipo. Há clientes que só têm férias de uma semana e nós fazemos um Camboja Express ou um Vietnam Express”, esclareceu Carla Ferreira, avançando que “esta zona tem tido muita procura, talvez porque também tem um preço mais interessante. A oferta hoteleira é muito boa, a gastronomia fantástica”.
Para a Tailândia, o operador tem uma partida especial no Natal, com saída no dia 23 de dezembro, para fazer um circuito Bangkok-Chiang Mai-Chiang Rai. O mesmo se passa com o Vietname, com o programa especial Natal a sair a 20 de dezembro, para fazer Hanói, Baia de Ha Long, Huê e Ho Chi Minh.
A responsável aproveitou para informar que para a Tailândia, o operador tem uma partida especial no Natal, com saída no dia 23 de dezembro, para fazer um circuito Bangkok-Chiang Mai-Chiang Rai. O mesmo se passa com o Vietname, com o programa especial Natal tem saída a 20 de dezembro, e faz Hanói, Baia de Ha Long, Huê e Ho Chi Minh.
Estes especiais de Natal devem-se à grande procura que existe para estes destinos: “Apesar de não haver uma grande tradição de Natal nestes países, há cada vez mais tradição de os portugueses saírem no Natal, em família, e temos que dar soluções aos clientes que queiram viajar nessa altura do ano – e não tem que ser necessariamente para o frio ou para os destinos tradicionais que se vendem nesta altura do ano”, especificou.
Outro destino muito operado é África, com destaque para o Quénia, para onde o operador tem “cerca de 40 programas diferentes. Vamos aos parques principais, Aberdare, o Lago Nakuru, o Maasai Mara, ou Amboceli”.
Já na Tanzânia, o programa que mais se vende é o ‘Tanzânia Marafiki’, entrando por Arusha, com idas a Kilimanjaro, Serengeti e Tarangire, “destinos para um cliente que tenha um budget um pouco mais alto, porque a Tanzânia tem menos hotelaria, é um destino mais elitista”, explica a gestora comercial do operador.
Estes destinos podem ser conjugados com extensão de praia, no caso do Quénia e da Tanzânia com Mombasa, ou Maurícias, com Seychelles ou ainda Zanzibar, mas o operador também vende só Zanzibar.
Carla Ferreira diz-nos que “recentemente têm aparecido mais reservas para a África do Sul, com cidade (Cidade do Cabo ou Joanesburgo) e safari no Kruger, podendo atravessar-se a região montanhosa de Mpumalanga. Com o programa da África do Sul, podem também fazer-se extensões às Cataratas de Vitória, ao Parque Nacional de Chobe.
A Catai tem “dois barcos exclusivos, um no Reno – habitualmente, o Charles Dickens barco boutique de 4estrelas – e outro no Danúbio, o MS Monarch Queen, também de 4 estrelas”. Cada um deles tem cerca de 72, 74 camarotes e a bordo fala-se em espanhol
Passando para a Europa, Carla Ferreira coloca em destaque dois programas: os cruzeiros fluviais, que têm tido “muito sucesso”, uma vez que a Catai tem “dois barcos exclusivos, um no Reno – habitualmente, o Charles Dickens barco boutique de 4estrelas – e outro no Danúbio, o MS Monarch Queen, também de 4 estrelas”. Cada um deles tem cerca de 72, 74 camarotes e a bordo fala-se em espanhol.
Segundo a responsável, “o produto de cruzeiros fluviais da Catai, é um produto chave na mão porque tem tudo incluído”, a começar pelo transporte aéreo desde Portugal, sendo que, “dependendo do itinerário que o cliente escolher, ou vai para Frankfurt, ou vai para Amsterdão, onde está o guia da Catai é devidamente identificado à espera dos clientes, e leva os clientes para o cruzeiro. O cliente chega ao cruzeiro, instala-se e, a partir daí, tem as refeições todas incluídas, também pode levar o pacote de bebidas incluídas, tem a animação a bordo e a nossa assistência permanente”.
De realçar que, pela sua dimensão, estes barcos atracam praticamente no centro das cidades e os clientes saem a pé e fazem as visitas com os guias da Catai. “É um produto que nós vendemos não só para individuais, mas também para grupos, porque temos a gestão total destes navios”, sublinha a nossa interlocutora, para quem esta é “uma forma diferente de fazer um circuito, e há uma grande diferença, dos circuitos fluviais para os circuitos tradicionais, porque nos circuitos tradicionais, o cliente entra e sai do autocarro, muda de hotel, faz a mala, desfaz a mala, enquanto, num cruzeiro fluvial, o cliente chega, desfaz a mala e não se incomoda mais com a mala até ao final da viagem”. Refere, ainda, que estes percursos fazem cerca de 600 km por rio, no Danúbio ou no Reno, e permitem visitar cidades pequeninas, à beira rio, e outras maiores.
Ainda assim, alerta que este “não é um produto que recomendemos para famílias com crianças”, já que estes barcos não têm camarotes quádruplos nem animação infantil, tratando-se, por isso, de um produto para clientes que gostem de fazer circuitos.
A Catai programa cruzeiros especiais em dezembro para os mercados de Natal e fim de ano
A operação de verão começa em junho, e vai até setembro, com partidas aos domingos, sendo que “numas semanas é Danúbio, noutras semanas é Reno, de 15 em 15 dias, vai rodando”, mas há cruzeiros com datas especiais. “Em dezembro, fazemos uma partida no dia 4, um cruzeiro fluvial pelo Reno entre a Alemanha e a França, com a duração de cinco dias para fazer mercados de Natal”. Também haverá um cruzeiro especial de fim de ano, de seis dias, com partida e chegada a Amsterdão, que irá fazer os Países Baixos. A saída é no dia 28 de dezembro e “já temos praticamente mais de meia operação vendida”.
Os agentes de viagens podem ver os barcos na brochura virtual online, onde aparecem imagens dos camarotes, do restaurante, sendo de salientar que a comida a bordo está adaptada ao paladar ibérico. O operador tem também enviado vídeos para algumas agências que os pedem, para ficarem a conhecer mais a pormenor este produto.
Ainda na Europa, outro destaque vai para a Lapónia, “um destino mágico, dentro da programação da Catai, que já o opera há mais de 20 anos, e onde se pode fazer um conjunto de experiências únicas. Para este destino, a Catai já tem a operação toda montada: “Voamos para quatro dos seis aeroportos que existem na região da Lapónia, finlandesa, nomeadamente, Rovaniemi, Kittila, Ivalo e Kuusamo. Isto porque “temos muita variação de produto e muita oferta de hotéis. O cliente pode decidir se quer ficar numa cabana de madeira, se quer ficar num hotel tradicional, ou num iglô de vidro – temos todas essas opções na nossa programação”. Na Lapónia não há hotéis com estrelas.
A maioria dos pacotes da Catai para a Lapónia incluem passeio mota de neve, passeio de trenó com renas, passeio de trenó com huskies e, claro, a visita ao Pai Natal, ponto alto da viagem. Há, ainda, uma série de outras experiências que os clientes poderão fazer na Lapónia, como caminhar de raquetes, pescar no gelo, ou fazer um cruzeiro no Ártico.
Para a Lapónia, as partidas em voos charter vão começar no dia 25 de novembro e estendem-se até ao dia 5 de Janeiro. São 27 partidas em charter, desde Madrid, Barcelona, Málaga e Valência. No dia 5 de dezembro há uma partida de Sevilha para Ivalo, que “pode ser uma partida interessante no sentido da proximidade com Portugal, sobretudo, para a zona do Algarve e do Alentejo”. Nesta altura do ano, também é possível ver as auroras boreais, embora o operador não o possa garantir por se tratar de um fenómeno natural e imprevisível.
A terminar, Carla Ferreira alerta que “uma agência que queira fazer simulações ou reservas para a Lapónia tem que ir a www.catai.es, porque são só saídas de aeroportos espanhóis. Em termos de ligações, tem que falar com os meus colegas do departamento de reservas para fazerem as conexões aos aeroportos espanhóis”.



