Programa Revive abre concurso de concessão para o Colégio de São Fiel em Castelo Branco

O concurso de concessão do Colégio de São Fiel, em Louriçal do Campo, no âmbito do Programa Revive, será lançado no próximo dia 20 de dezembro, às 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco.
O anúncio, que se encontra disponível na página do Turismo de Portugal, dá conta que o evento terá a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, numa sessão onde será ainda feito o balanço do Programa Revive.
Inserido numa vasta propriedade arborizada, o Colégio de São Fiel, um majestoso edifício do antigo colégio jesuíta, localiza-se no sopé da serra da Gardunha, datando da segunda metade do século XIX. Articulado em diversas alas de planta retangular, com dois ou três pisos e um torreão, o imóvel conta ainda com uma igreja situada num topo e o claustro, embora adulterado, é de inspiração franciscana. Além de importantes laboratórios e equipamentos de ensino, o colégio possuía um observatório meteorológico que funcionou até 1910, um museu zoológico e um valioso herbário.
Foi também ali, que foi editada a primeira revista “Brotéria” em 1902, tendo sido neste colégio que o prémio Nobel da Medicina Egas Moniz concluiu os seus estudos secundários.
A área a afetar a uso turístico é a totalidade do imóvel, excluindo-se a área do campo de jogos e piscina.
Recorde-se que o Programa Revive é “uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, que visa promover e agilizar os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma atividade económica com finalidade turística, gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento de várias regiões do país”, conforme se pode ler no site do Turismo de Portugal.