Programa HOSPES da AHP vai ajudar refugiados da Ucrânia
Na plataforma digital do Programa HOSPES, a AHP criou uma categoria específica – SOS Ucrânia – onde cada empreendimento associado pode adicionar apoios como doação de bens; emprego; alimentação e/ou alojamento.
Segundo informa a Associação da Hotelaria de Portugal, “esta iniciativa é articulada com diversas instituições cujo trabalho está focado no apoio aos refugiados que chegam ao nosso país. São elas que irão consultar a plataforma e contactar diretamente os hotéis para dar seguimento aos processos”.
Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, sublinhando a resiliência, responsabilidade e enorme solidariedade nos momentos mais difíceis de que a hotelaria nacional tem dado prova, sublinha que “desde 2013 apoiamos em contínuo, através dos Hotéis associados da AHP, centenas de instituições”.
A responsável recorda, a propósito que a Associação esteve sempre presente nos momentos mais marcantes, exemplificando como aconteceu “na reconstrução pós-incêndios de Pedrogão; em 2019, quando enviámos duas toneladas de bens para ajudar as vítimas do Furacão IDAI, em Moçambique; e, mais recentemente, durante a pandemia, quando ajudámos a montar Hospitais de Campanha e doámos equipamentos e alojamento. Respondemos sempre. Agora, a AHP e os seus associados voltam a mobilizar-se para criar as pontes entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda”.
Neste momento, a ajuda da Hotelaria chega a vários pontos de Portugal Continental, através de cinco instituições, com quem a AHP formalizou o apoio: SOUMA, Desafio Jovem, Associação dos Ucranianos em Portugal, Associação Solidária Anjos da Misericórdia e Ukrainian Refugees.