Programa “Heart by AHP” distingue 130 hotéis com selos “We Share” e “We Care”

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal realizou esta terça-feira, 18 de março, no âmbito da BTL, a 10ª edição da entrega dos Selos HEART “We Share” – Responsabilidade Social, e “We Care” – Responsabilidade Ambiental, a 130 hotéis que em 2024 demonstraram um forte compromisso nestas áreas.
Bernardo Trindade, presidente da AHP sublinha que “a sustentabilidade e a responsabilidade social não são apenas tendências – são compromissos fundamentais para o futuro do turismo. Os Selos HEART distinguem os hotéis que assumem esse desafio e mostram que a hotelaria portuguesa está na linha da frente da transição para um setor mais sustentável e inclusivo. Isso fica visível aqui, hoje, com as 130 unidades que hoje vão receber os selos, no ano passado foram 91 unidades”.
Desde 2015 que a AHP distingue os hotéis com os selos de Responsabilidade Social (WE SHARE) e Sustentabilidade Ambiental (WE CARE), com o objetivo de reconhecer os que contribuem para um setor mais sustentável e responsável. Mas a iniciativa existe também para envolver os hotéis nas temáticas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental e reforçar o reconhecimento público, permitindo que exibam os selos como certificação do seu compromisso social e ambiental.
O selo “We Share – Responsabilidade Social”, distingue hotéis que, através do programa HEART, doaram bens e equipamentos a IPSS protocoladas com a AHP, via plataforma onde estão registados uns e outras, contribuindo para o apoio a comunidades e causas sociais. E os hotéis envolvidos em iniciativas de recolha, tratamento e transformação de vários tipos de resíduos, também através da AHP, recebem o selo “We Care – Sustentabilidade Ambiental”.
Para Cristina Siza Vieira, VP executiva da AHP e responsável pelo Programa HEART, é de aplaudir e destacar os hotéis que ultrapassam a lógica individual das doações e da relação apenas com uma instituição local para passarem a trabalhar através da AHP, “ não só porque conseguimos chegar mais longe, alcançar outras comunidades, pessoas e carências, como medir a ‘pegada positiva’ que a hotelaria deixa, por força da aplicação dos princípios da economia circular”- e a esse propósito recordou os milhões de litros de água poupados decorrentes das doações de têxteis; das toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos e de bens reciclados, óleos e resíduos reutilizados e ainda a poupança económica das quase 200 instituições abrangidas “porque trabalhamos em maior escala e em rede, dando corpo ao ODS 17: parcerias”.
Durante a manhã foi ainda gravado um episódio do novo podcast “HEART – Hotelaria Sustentável”, uma iniciativa da AHP em parceria com a Rádio Renascença, que agora vai ser lançado, que pretende inspirar e informar o setor sobre as melhores práticas e desafios da sustentabilidade na hotelaria, enquanto leva ao público em geral o que a Hotelaria prossegue em prol dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
O podcast, que estará disponível brevemente no site da Renascença, no Spotify, no iTunes e no Popcasts, é apresentado por Sandra Torres (Rádio Renascença) e, neste episódio, conta com a participação de Assunção Cristas, Professora Associada na Nova Law of School e Sócia da VdA | sócia Responsável pela Plataforma de Serviços Integrados ESG da VdA e corresponsável pela Área de Ambiente & Clima.
Assunção Cristas foi questionada sobre em que momento a sustentabilidade se tornou central na sua trajetória pessoal e profissional, e percorreu temas essenciais, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; o impacto do pacote OMNIBUS para a simplificação do reporte ESG no cumprimento daqueles desígnios; as tensões globais que influenciam o crescimento sustentável e ainda o compromisso de Portugal com a legislação ambiental.