Programa Empresas Turismo 360º apresentado à OMT

Rita Marques apresentou o Programa Empresas Turismo 360º na intervenção que proferiu na 67ª Sessão da Comissão da Europa da OMT, que decorre até 3 de junho, em Yerevan, Arménia.
Tendo como tema central “Policy discussion on the recovery of the tourism sector in Europe”, a reunião centra-se nos temas que ameaçam a economia europeia, como a ofensiva militar da Federação Russa na Ucrânia, os preços da energia e o aumento da inflação.
Enquanto exemplo dos esforços que o país tem envidado para construir o turismo do futuro, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que interveio na sessão, apresentou o Programa Empresas Turismo 360o, um projeto inovador que pretende acelerar o processo de incorporação dos indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nas empresas, desafiando-as a reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança.
Como tem sido divulgado, o Programa aposta no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e inclui a promoção do reconhecimento público das organizações.
Para a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, “o atual momento deve ser também uma oportunidade para o turismo repensar a forma como interage com os outros setores da economia, com os recursos naturais e os ecossistemas, procurando uma distribuição equitativa dos seus benefícios, promovendo, simultaneamente, a sua resiliência e a transição para a neutralidade carbónica. É isso que estamos já fazer, nomeadamente através da implementação do Programa Empresas Turismo 360o”.
Lançado em novembro do ano passado, o Programa conta já com 54 empresas subscritoras, que, no seu conjunto, representam cerca de 1,9 mil milhões de euros em termos de volume de negócios (cerca de 10% do total do setor) e 14.595 colaboradores.