Programa de fidelização da Travelance Club pode premiar as agências de viagens com até 2.550 euros num ano

Lançada em Espanha em outubro de 2023, a Travelance, programa de fidelização para agências de viagens, chegou a Portugal em janeiro e foi apresentada esta terça-feira, 4 de março, em conferência de imprensa, com a presença de José María Hoyos, diretor-geral da Travelance, e dos parceiros do programa no nosso país: os operadores Soltour, Egotravel, Soltrópico e Viajar Tours, a DMC Menzel, e a Insure Broker.
Na conferência de imprensa, foi destacado que a finalidade da Travelance Club reside em constituir um grupo de empresas turísticas que premeiem através de bónus, e independente dos acordos já existentes, as agências de viagens independentes que vendam os seus produtos. Com a fidelização, as agências recebem incentivos alavancados pelas vendas realizadas com esses parceiros, e consoante o desempenho individual de cada agência.
José María Hoyos, diretor-geral da Travelance, começou por apontar os dois objetivo principais deste “clube”, a começar pelo facto de as “agências de viagens, por venderem os produtos destas empresas turísticas, acumularem bónus (ler final do texto) até chegarem ao nível máximo de faturação”. O outro objetivo é atingir, num máximo de três meses, as 1.000 agências de viagens registadas no site da Travelance. A este propósito, o responsável adiantou que já estão a trabalhar com dois dos maiores grupos de gestão de agências de viagens independentes em Portugal, a GEA e a Airmet “que têm mostrado muito interesse e já estão a contactar as agências”.
Inquirido sobre se os agentes de viagens freelancers podem inscrever-se na plataforma para beneficiarem dos bónus, Luís Santos, diretor da Soltour em Portugal, esclareceu que “falamos em agências de viagens e como tal estas têm de ter RNAVT, por isso a resposta é não”.
A Travelance Club não está fechada à entrada de novos parceiros mas segundo esclareceu José María Hoyos “a sua entrada será decidida pelos parceiros actuais”. Por outro lado, quando essa situação se colocar, os montantes a atingir para a obtenção de bónus irá aumentar, uma vez que, adiantou, “também haverá mais produto para vender”.
Cada agência de viagens pode ganhar até 2.550€ em bónus
A adesão ao programa é simples, cada agência regista-se gratuita e diretamente na plataforma online da Travelance, em A partir daí podem acompanhar em tempo real as suas vendas, os bónus acumulados e realizar o resgate dos mesmos de forma prática. Esses bónus poderão ser descontados em uma venda até ao mês seis (junho) do ano seguinte em qualquer compra a um dos parceiros.
As agências que façam a sua adesão agora ou nos próximos meses e já tenham vendido produtos de alguns parceiros do Club, podem contar que já estão a ganhar, dado que “a adesão ao programa tem efeitos desde janeiro de 2025” segundo referiu Daniel Graça, diretor comercial dos operadores do Grupo Newtour.
Individualmente, cada agência de viagens pode ganhar num ano o máximo de 34 vouchers. Como os vouchers têm o valor de 75€, esse máximo vai corresponder a um volume de 2.550 euros para serem descontados em novas reservas em qualquer um dos parceiros da Travelance Club.
Para que se pudesse avaliar o impacto que a Travelance pode ter em Portugal, José María Hoyos adiantou alguns dados referentes a Espanha, onde o programa foi lançado em 2023: “Temos mais de 2.800 agências a participar, com 3.000 vouchers emitidos em 2024, dos quais mais de 50% já resgatados”
Quanto ao impacto nas vendas para os parceiros da Travelance, ainda no que diz respeito a Espanha, o responsável fez referência a um estudo realizado com 200 agências de viagens em que os parceiros do Club tiveram um aumento médio de 18% nas vendas.
Questionado sobre a perspetiva que tem de crescer em vendas com a entrada na Travelance, Nuno Anjos, diretor comercial do operador turístico Viajar Tours, salientou que “a perspetiva não foi pensada ao nível do crescimento imediato, o que nos levou a aderir a este projeto foi o potencial que vemos neste programa e no que vemos para o futuro, e aí ter algumas mais valias”.
Mais reservas, maiores recompensas
O programa de fidelização da Travelance Club é estruturado em três níveis de recompensa: Bronze, Prata e Ouro, dependendo do volume de vendas da agência, ou seja, quanto mais reservas fizerem, mais bónus (vouchers de 75€) haverá para as agências de viagens.
Nível Bronze – 100.000€ em vendas
- Com um único parceiro: Ao atingir 100.000€ em vendas recebe 4 bónus de 75€. ou seja, 300€.
- Com dois parceiros: Ao atingir os 100.000€ em vendas recebe 5 bónus, ou seja, 375€.
- Com três parceiros: Ao atingir 100.000€ em vendas recebe 6 bónus, ou seja, 450€.
Nível Prata – 200.000€ em vendas
- Com um único parceiro: Ao atingir 200.000€ em vendas recebe 6 bónus de 75€, ou seja, 375€.
- Com dois parceiros: Ao atingir os 200.000€ em vendas recebe 7 bónus, ou seja, 525€.
- Com três parceiros: Ao atingir 200.000€ em vendas recebe 8 bónus, ou seja, 600€.
Nível Ouro – 300.000€ em vendas
- Ao atingir 300.000€ em vendas recebe 20 bónus de 75€, ou seja, 1.500€.