Produto que Portugal levou ao Festuris foi “uma aposta que deu muito certo” consideram os organizadores

Portugal não só teve a maior participação de sempre no Festuris, que decorreu em Gramado de 9 a 11 de novembro, como foi também a maior presença entre os destinos internacionais que acorreram ao certame. No decorrer da feira, o stand de Portugal foi visitado pelos organizadores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello que falaram com os jornalistas portugueses.
Em declarações aos jornalistas portugueses que se deslocaram ao Festuris, Marta Rossi fez questão de sublinhar que no pós-pandemia a região de Gramado foi uma das que primeiro voltou à normalidade, levando a que se tornasse numa espécie de “paraíso”, tanto para lazer como para trabalho.
Gramado, acrescentou Eduardo Zorzanello, “tornou-se uma cidade cosmopolita” com todos os desafios que isso representa. Está, por isso, a ser feito um grande trabalho em termos da qualificação e da inovação, nomeadamente no que se refere às questões relativas à sustentabilidade e à manutenção da identidade própria da região. Um trabalho em que, sublinhou, “seguimos muito o exemplo de Portugal que cresceu muito em termos turísticos sem perder a sua identidade”.
Sobre a presença de Portugal no Festuris, Eduardo Zorzanello enfatizou o facto de ter “quadruplicado o investimento e a área no evento”, sendo que antes “Portugal tinha uma área e 42m2 e uma presença mais institucional”. No certame deste ano tudo mudou, a área ocupada foi quatro vezes maior nela estava explicita uma relação de Portugal com o luxo, no sentido de vender “um produto de qualidade, exclusividade, experiência – uma aposta que deu muito certo”, sublinhou o responsável.
Com base nesta aposta, e com a colaboração da TAP, o objetivo é “enviar cada vez mais turistas do sul do Brasil para Portugal mas também conseguir trazer mais portugueses ao Rio Grande do Sul ”, disse Eduardo Zorzanello, com Marta Rossi a acrescentar que “a experiência que temos, enquanto destino, com Portugal, é muito importante para o desenvolvimento da nossa região”. Tanto assim que Gramado, e toda a região da serra gaúcha, fazem sempre questão de estar presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa.
A responsável sublinhou também que “o Rio Grande do Sul é hoje o segundo pólo emissor de turistas do Brasil, logo a seguir a São Paulo, e isso aconteceu em paralelo com a entrada da TAP” que passou a voar directamente para a capital do estado, Porto Alegre.
A 35ª Edição do FESTURIS cresceu 23% em espaço ocupado em relação a 2022
Na sua 35ª edição, o Festuris também cresceu. Segundo Eduardo Zorzanello, a área exposicional da feira “cresceu 23% em relação ao ano passado” e ocupou pela primeira vez os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27.000m² de área construída. Uma área que foi ocupada por 400 stands onde se reuniram 2.700 marcas e 40 destinos.
Questionado sobre as perspetivas de crescimento para o próximo ano, o responsável brincou: “se crescer um pouquinho mais vamos ter que fazer a feira em Lisboa”, numa alusão ao espaço onde o evento se realiza que não permite que a área exposicional cresça muito mais. Evidentemente, a organização faz um balanço muito positivo da edição deste ano do Festuris: “É uma satisfação muito grande ver o sucesso do evento e o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul, cada vez mais a partir do Festuris”.
Para Marta Rossi, este sucesso não é apenas importante para a marca Gramado mas também porque reflete “a força do turismo que se afirma cada vez mais como uma importante atividade económica” e demonstra que “é o futuro”.