“Produto preferencial” da Nortravel vai de Marrocos à Turquia passa pelo Egito e abrange o Brasil
No Brasil, o operador está a estruturar um produto exclusivo com hotéis Vila Galé, (Salvador, Ouro Preto e Rio de Janeiro), e mais para o final do ano haverá uma aposta em Santa Catarina. Já para a Turquia, Egito e Marrocos, a Nortravel aumenta a oferta em 2025, como disseram Nuno Aleixo e Augusto Cardoso.
A vossa oferta integra no que diz respeito aos produtos preferenciais, tem diversas propostas para destinos mais próximos, caso de Marrocos, da Turquia e do Egito…
Augusto Cardoso – Todos esses são produtos preferenciais para nós, sendo que no caso do Egito vamos ter lugares garantidos com a Egyptair nos voos diretos, ou seja, vamos ter partidas garantidas, tanto para o produto mínimo de duas pessoas como para o produto exclusivo, em datas que vamos informar mais tarde, portanto, dentro dos lugares que temos com a Egyptair, vamos dedicar algumas datas ao produto exclusivo, substituindo, de alguma forma, o produto que fizemos com charter. Pelo sucesso que tivemos com as operações charter exclusivas que fizemos para o Egipto, queremos continuar com os produtos exclusivos porque já criamos essa dinâmica de negócio.
Para Marrocos vamos continuar a ter lugares garantidos com a TAP, quer para o produto Marraquexe quer para o circuito clássico da rota das Cidades Imperiais, entrando por Casablanca. Nós crescemos em Marrocos o ano passado e o objetivo é crescer muito em 2025 e estamos a falar sempre de produto cultural, porque o mercado já nos identifica muito com o Marrocos cultural e nós temos uma panóplia de produtos.
Na Turquia, a novidade é que vamos ter programação, também com lugares garantidos, nos voos diretos da Pegasus Airlines, vamos operar à sexta-feira, e com este voo vamos conseguir colocar quatro produtos distintos. Mais uma vez, o produto é complementar, porque temos uma aposta muito grande com voos da Turkish Airlines para o produto exclusivo, e temos muitas saídas. Este é um dos produtos estrela na Nortravel, mas vamos agregar mais produto, neste caso regular, tirando partido dos voos diretos da Pegasus.
Com os lugares garantidos na Pegasus, na Egyptair, e também os lugares garantidos para Marrocos, e porque estas operações são para o ano inteiro, enquanto as do ano passado foram exclusivas apenas do verão, estamos muito acima dos lugares que tínhamos em 2024.
Nuno Aleixo – Só estes três destinos representam mais de 1.500 lugares, principalmente com a Turquia, o que resulta num posicionamento muito forte da nossa parte.
Na vossa programação têm um destaque a que chamam circuitos regulares com lugares garantidos, onde está a Turquia e o Egito de que estava a falar. São grupos ou é o produto regular?
Augusto Cardoso – É para produto regular, o tal produto com mínimo de duas pessoas mas que vamos ter com lugares garantidos. No caso do “Egito Faraónico” o cliente está a comprar um produto base em que já tem o mínimo obrigatório em termos de locais a visitar, mas o produto está tão dinâmico que já permite a visita o novo Grande Museu Egipcio (GEM), e pode agregar visitas no Cairo, a Memphis e Sakkara, por exemplo.
A grande diferença é que quando colocamos um produto de circuito exclusivo, o cliente já tem tudo desenhado, todos fazem a mesma coisa, e aqui damos alguma liberdade para que a pessoa escreva a sua própria viagem, de alguma maneira.
O mesmo já não acontecerá para a Turquia, não é?
Augusto Cardoso – No caso da Turquia, o cliente já tem alguma coisa desenhada mas, por exemplo, no caso do“Istambul e praias do Mar Egeu” o programa é muito livre, o cliente faz uma visita a Istambul mas fica com tempo livre e depois faz-se praia no Egeu.
“Paisagem da Turquia”,“Contrastes da Anatólia” e “Cenários da Turquia” já são circuitos mais fechados, mas poderá acontecer fazemos alguma combinação de circuito com praia, uma possível extensão, mas isso ainda está a ser trabalhado. Seja como for, será sempre produto de chave na mão em que a agência de viagens tem a confirmação imediata e faz a venda na hora.
“Nós fazemos “O melhor do Brasil”, com as cataratas do Iguaçu, a Amazónia; o “Cultura e Praia”, na região do Rio de Janeiro, com Paraty e Angra dos Reis; a “Rota do Ouro” em que para 2025, estamos a estruturar um produto exclusivo com os hotéis Vila Galé”
Como é que vocês estão a trabalhar o Brasil?
Nuno Aleixo – A apresentação que estamos a fazer é basicamente com circuitos, que na realidade são combinados, mas o Brasil é um destino muito importante para a Nortravel, e é operado em parceria com a TAP.
O fim do ano correu muito bem, foi um sucesso muito grande, todos os lugares que a TAP nos atribuiu foram vendidos e já estamos com um bom ritmo de vendas para a altura da Páscoa, que é um período também muito forte de procura do Brasil. E com as características que a Nortravel tem de circuitos combinados, não poderíamos deixar de propor o Brasil, não só com estadas nas regiões para onde voa a TAP, mas também nos combinados.
Nós fazemos “O melhor do Brasil”, com as cataratas do Iguaçu, a Amazónia; o “Cultura e Praia”, na região do Rio de Janeiro, com Paraty e Angra dos Reis; a “Rota do Ouro” em que para 2025, estamos a estruturar um produto exclusivo com os hotéis Vila Galé, que será entrar por Salvador, fazer Ouro Preto, na região de Minas Gerais, onde a Vila Galé vai ter um hotel a abrir este ano, depois teremos o Vila Galé Rio de Janeiro. Conseguiremos aqui fazer um triângulo muito interessante, baseando isso numa cadeia hoteleira portuguesa, que é também muito atrativa para a nossa clientela.
Em relação ao Brasil, vocês têm três propostas, mas aqui está a programação de verão, provavelmente terão outras mais para o final do ano?
Nuno Aleixo – Sim e as rotas novas que a TAP está a abrir permitem-nos ir mais para o sul, principalmente Florianópolis, que é um dos produtos que nós queremos começar a combinar, mas será mais para o inverno de 2025-2026. Mas sim, vamos apresentar produto também com base neste voo, pelo menos uma das pernas será o voo da TAP de Florianópolis. Estamos a estruturar a melhor proposta para colocarmos no mercado, porque Santa Catarina é um estado muito atrativo e muitas vezes desconhecido dos portugueses e nós pretendemos dá-lo a conhecer.