Privatização da Azores Airlines: Concurso público teve dois concorrentes que vão ter que rever os valores das propostas
A New Tour Azores, S.A. e a Atlantic Consortium, são os dois únicos concorrentes à privatização da Azores Airlines. Abertas em ato público na segunda feira, 31 de julho, ambas as propostas apresentam o mesmo valor (6,50€ por ação) pelo que o ato foi suspenso e ambos os concorrentes têm agora cinco dias úteis para melhorarem as suas ofertas.
New Tour Azores, S.A., consórcio composto pelo Grupo Newtour e pela MS Aviation e a Atlantic Consortium, que integra as companhias aéreas portuguesas euroAtlantic airways e White Airways, a Consolidador.com e as empresas Vesuvius Wings e Old North Ventures, são os dois candidatos ao concurso público para a privatização da SATA Internacional – Azores Airlines.
O anúncio foi realizado durante o ato público de abertura das propostas referentes ao concurso público internacional para a privatização da transportadora, que decorreu esta segunda feira, 31 de julho, pelas 13h00, na sede do Grupo SATA, em Ponta Delgada,
Porque ambas as propostas apresentaram valores coincidentes (6,50€ por ação), o ato público foi suspenso “por forma a que os concorrentes possam melhorar o preço por ação apresentado, o que deverá ocorrer nos próximos cinco dias úteis seguinte ao ato público de abertura das propostas”, explica a SATA Holding.
Tendo em conta este novo procedimento a que obriga o caderno de encargos, a abertura das novas propostas deverá acontecer no início da próxima semana. A data exata ainda não está definida, ficando dependente de “disponibilidades”.
Após este procedimento, o relatório do júri com a ordenação das duas propostas deverá ficar concluído no final do próximo mês de setembro.
Recorde-se que a SATA Holding tornou público, a 24 de março deste ano, o lançamento do concurso público internacional que tem por objeto a alienação de ações representativas de, no mínimo, 51% e, no máximo, 85% do capital social da SATA Internacional-Azores Airlines, S.A.
O procedimento de alienação de participação social no capital social enquadra-se no âmbito das medidas previstas no Plano de Reestruturação do Grupo SATA, aprovado a 7 de junho de 2022, por decisão da Comissão Europeia.