Presidente da CTP: “Todos temos que estar contra” a semana de quatro dias

Na abertura do 33º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorre em Fátima, o presidente da Confederação do Turismo voltou a mostrar-se contrário à semana dos quatro dias. Pela “falta de oportunidade” da medida, Francisco Calheiros declarou mesmo que “Todos temos que estar contra”.
Na semana passada, recordou Francisco Calheiros, o Conselho Permanente da Concertação Social foi inteiramente dedicado à semana de quatro dias. “Eu bem sei que é facultativo, que é uma experiência piloto…mas nos já sabemos como é que estas coisas normalmente acabam”, disse o presidente da CTP para deixar claro que, no que toca ao turismo “temos todos que estar contra este projeto nesta altura, a falta de oportunidade da semana dos quatro dias é total”. E justificou: “numa altura em que estamos em pleno emprego, numa altura em que assinámos um acordo para o crescimento de rendimento, a única coisa que fazemos é passar para menos 20% de trabalho, não faz o menor sentido”.
Na intervenção proferida, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, referindo-se ao tema escolhido para o congresso da AHP, começou por acentuar que no que toca ao futuro próximo “a única certeza que temos é a incerteza” e, relativamente a 2022, tal como tinha dito Bernardo Trindade, deixou também claro que os bons resultados do ano em curso não chegam para cobrir os prejuízos deixados pelos dois anos de pandemia.
Para Francisco Calheiros, “o grande problema do nosso país nos últimos 20 anos, tem sido a falta de crescimento económico”, problema que, afirmou, “todos temos que estar convocados para resolver”, para o que as empresas precisam de ser capitalizadas.
Referindo-se à resiliência mostrada pelas empresas do turismo, nomeadamente a hotelaria, que levou a que 2022 fosse o ano em que os indicadores turísticos de 2019 foram ultrapassados, lamentou uma vez mais a situação do aeroporto de Lisboa que considerou “uma vergonha nacional”.
*O Turisver está em Fátima a convite da AHP