Prejuízos da Azores Airlines aumentam para 25,6 M€ no primeiro trimestre

No primeiro trimestre deste ano, a Azores Airlines registou um prejuízo de 25,6 milhões de euros, o que representa uma deterioração de 2,9 milhões de euros face ao período homólogo, quando os resultados foram –22,7 milhões. Já a SATA Air Açores melhorou os resultados líquidos em 2,3 milhões de euros.
Em nota à imprensa, o Grupo SATA anuncia que os “resultados líquidos da Azores Airlines ascenderam a -25,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma deterioração de 2,9 milhões de euros face ao período homólogo”. Estes resultados foram impactados por aumento de custos a vários níveis, nomeadamente dos “gastos com irregularidades (+116,6%; +1,1 milhões de euros), de ACMIs (+112,3%; +0,4 milhões de euros), das comissões/GDS (+79%; 2,7 milhões de euros), do handling (+52,6%; 2,1 milhões de euros) e da manutenção (+45,2%; 1,2 milhões de euros)” bem como pelo “acréscimo das imparidades relacionadas com as reservas dos lessors das aeronaves, bem como de juros do empréstimo intragrupo suportados”, explica o Grupo.
Já a SATA Air Açores obteve perdas de “4,7 milhões de euros”, o que representa uma melhoria de 2,3 milhões de euros face ao período homólogo “sobretudo, pelos melhores resultados operacionais e pela redução dos encargos com financiamentos em resultado da liquidação antecipada do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros em setembro de 2023”, refere o Grupo SATA em comunicado.
Ainda assim, de acordo com os resultados divulgados esta terça-feira, 30 de abril, as duas companhias aéreas do Grupo SATA, “continuaram a trajetória de crescimento de passageiros e de receitas, apesar do primeiro trimestre ser sempre mais desafiante para as companhias aéreas, tendo atingido 447 mil passageiros transportados (+21% face ao primeiro trimestre de 2023)”.
Em nota à imprensa, é indicado que as receitas das duas companhias aéreas aumentaram 24% face ao primeiro trimestre do ano passado, alcançando os 68,9 milhões de euros, com os custos a aumentarem também de forma significativa “com impacto significativo nos custos com irregularidades e ACMIs (aluguer de aeronaves) devido a condições meteorológicas adversas e a constrangimentos relacionados com manutenção e avarias de aeronaves”.
A Azores Airlines transportou 286 mil passageiros, mais 29%, e alcançou uma receita total de 47,1 milhões de euros, + 31,5% face ao período homólogo, “comprovando a tendência de forte crescimento da atividade da companhia, alicerçada no aumento de capacidade em rotas ‘core’, mais ligações e a introdução de novas rotas”, refere a nota enviada à imprensa.
O resultado operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) “evoluiu positivamente face a 2023 e a 2022, apesar de negativo em 8,5 milhões de euros”, enquanto o resultado antes de juros e impostos (EBIT) apresenta “uma deterioração de 1,9 milhões de euros”.
Já a SATA Air Açores transportou 162 mil passageiros no primeiro trimestre, +8,9% face ao período homólogo, com as receitas totais a aumentarem 10,5% para 21,7 milhões de euros.
O EBITDA melhorou em 0,4 milhões de euros, registando um valor de -0,8 milhões de euros e o EBIT melhorou 0,5 milhões, apesar de continuar negativo em 3,4 milhões de euros.