Portugueses gastam em média até 2.000€ em viagens a mercados de Natal e destinos quentes
Os mercados de Natal do Norte da Europa e países com clima quente na passagem de ano, continuam a ser os destinos mais procurados pelos portugueses nesta época de Natal e Final de Ano, gastando em média entre 700 e 2.000 euros em viagens, segundo revela a DS Travel.
Entre os destinos mais procurados para a passagem de ano estão países como o México, República Dominicana, Brasil (Salvador, Maceió, Fortaleza, Cumbuco e Rio de Janeiro), Dubai, Miami e Nova Iorque, e por cá, Madeira e Açores, sendo que cada passageiro adulto gasta, no mínimo, em média, entre 1.500 a 2.000 euros por viagem.
Os mercados de Natal figuram no topo das atrações turísticas desta época, com destaque para o Norte da Europa, países como França, Bélgica, Alemanha, Hungria, República Checa, Suíça, Áustria ou Polónia, com um valor médio gasto por viagem entre os 700 e os 1.000 euros, de acordo com a mesma fonte, que revela ainda que a duração das viagens também tem vindo a aumentar, embora as designadas ‘escapadelas de fim de semana’ se mantenham com um período médio de quatro dias.
Segundo Marta Almeida, coordenadora nacional da DS Travel, “os mercados de Natal têm sido cada vez mais divulgados nas redes sociais e mais procurados, por isso nesta altura acabamos por verificar um aumento da procura destes destinos, principalmente em formato de escapadelas de fim de semana, com uma duração média de quatro dias. Apesar da subida de preços da aviação e do alojamento, e da massificação de certos destinos (que faz aumentar a oferta e especula os preços), continuamos a registar uma forte procura. Nesta altura do ano, muitos portugueses procuram fugir do frio e viajam para lugares mais quentes e, por outro lado, também para países muito mais frios que Portugal, para os tradicionais mercados de Natal”.
Em 2025 perspetiva-se que a maior procura de viagens se mantenha para as Caraíbas e para os cruzeiros no Mediterrâneo. “Com o regresso do voo charter direto de Lisboa, a Jamaica também deverá ser um dos destinos de eleição do próximo ano”, garante a DS Travel.