Portugueses são os que mais valorizam experiências gastronómicas diz estudo da Mastercard
Os portugueses são os que mais valorizam as experiências gastronómicas, revela o estudo Experience Economy da Mastercard, que analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu.
A maioria dos portugueses revela que fazer uma boa refeição num restaurante familiar (72%) é mesmo uma das melhores experiências que podem ter, uma percentagem substancialmente acima da média europeia (60%) e bastante superior à dos vizinhos espanhóis (52%) ou franceses (60%).
Os irlandeses seguem-se aos portugueses no que diz respeito a valorizar a experiência (69%), depois os britânicos com 67% e os neerlandeses com 64%.
Dos portugueses inquiridos 88% foram a um restaurante nos últimos três anos, um valor superior à média europeia (78%) e à frente da Grécia (85%) e apenas atrás do Chipre (91%). Os dados ilustram como a gastronomia não é apenas uma parte da vida quotidiana em Portugal, mas também uma parte essencial da identidade cultural e social do país.
Mas nem só a gastronomia conquista os portugueses. No pódio das experiências, viajar para um destino de sonho é a resposta de 73% dos inquiridos nacionais, seguido de ver um concerto de música ao vivo da sua banda ou artista favorito (53%) ou assistir a um jogo de futebol do seu clube favorito (44%).
Quase três quartos dos portugueses (71%) manifestaram também desejo de poder desfrutar de uma experiência gastronómica de luxo e experimentar um restaurante estrelado.
Para 44%, esta seria uma das melhores experiências, sendo também uma das maiores percentagens dos que manifestam esse desejo comparativamente com os países europeus analisados, 10 pontos acima dos franceses (34%) e muito acima dos espanhóis (33%) ou italianos (29%).
O estudo mostra ainda que a nível europeu são sobretudo as faixas etárias dos 18 aos 24 anos as que desejariam ter esta experiência (42%) vs 28% na faixa etária dos 55 aos 64 anos.
Em termos de experiências complementares, os portugueses são dos que consideram mais apelativo poder tomar um cocktail num bar de referência (51%), 10 pontos acima da média dos restantes países analisados (41%).
Para Beatrice Cornacchia, senior vice president, Marketing and Communications, Eastern Europe, Middle East and Africa, “o estudo Experience Economy mostra a importância das experiências gastronómicas e de como estão profundamente enraizadas na cultura e identidade do país. Os portugueses estão também entre os europeus que mais desejam ter uma experiência gastronómica de luxo, numa clara demonstração de que o prazer e a arte de comer bem é, realmente, uma das experiências preferidas em Portugal.
Recorde-se que o estudo Experience Economy foi realizado em parceria com a Vitreous Worldwide, com o objetivo de compreender a mudança nas preferências dos consumidores ao nível das experiências. O trabalho de campo realizou-se de 2 a 9 de janeiro de 2024 e foram feitas entrevistas a 16.141 consumidores em 24 países europeus.