Portugueses são os que mais querem viver experiências ao ar livre, segundo estudo europeu

Divulgado esta terça-feira, 24 de junho, o relatório europeu Economy Experience da Mastercard revela que 92% dos portugueses dão prioridade a atividades ao ar livre, em contacto com a natureza, o que coloca o país no topo de ranking europeu.
Segundo o inquérito da Mastercard, realizado a mais de 15 mil consumidores em toda a Europa, aos 92% de portugueses que priorizam as actividades ao ar livre, seguem-se os polacos, com 91%, os neerlandeses e romenos, ambos com 90%.
Portugal lidera também (63%) o top de países cujos habitantes querem viver mais experiências ao ar livre dentro do próprio país, com a Grécia (48%) e a Bélgica (46%) a fechar o pódio. Em sentido contrário, apenas 9% admite viajar para o estrangeiro para este tipo de experiências, numa lista liderada pela Polónia (21%), seguida de Alemanha, Croácia, Sérvia e Suécia (15%) e Bulgária (14%).
A nível europeu, 80% das pessoas tencionam dar prioridade a experiências ao ar livre este ano, com 41% a manifestarem vontade de explorar mais o que está próximo, revelando um interesse crescente pelo que o seu próprio país tem para oferecer. Em contraste, 26% afirmam estar abertos a experiências ao ar livre tanto dentro como fora do seu país, enquanto 13% pretendem concentrar-se exclusivamente em vivências no estrangeiro.
De acordo com os dados do Mastercard Economics Institute, os consumidores portugueses estão a privilegiar experiências marcantes, com quase 81% a planear investir em momentos significativos em vez de bens materiais. Destas experiências, são as viagens e o turismo que lideram os principais gastos dos consumidores nacionais.
O inquérito também mostra que, em 2025, os portugueses encaram as experiências da bucket list como um investimento valioso, sendo que muitos estão a reduzir despesas com roupa e artigos de luxo (41%) e tecnologia de última geração (35%), acreditando que as memórias têm um valor mais duradouro.
Ao mesmo tempo, há uma gestão mais cuidada do orçamento destinado às viagens, com a maioria dos consumidores (84%) a procurar promoções. Além disso, 87% garante que as experiências escolhidas estão dentro das suas possibilidades financeiras, e 38% opta por reservar apenas depois de receber o salário
De referir ainda que, segundo as conclusões do estudo, 63% dos portugueses afirmam ser mais provável que usufruam de uma nova experiência perto de casa do que no estrangeiro.
A investigação da Mastercard mostra, também, que os europeus querem experiências que lhes proporcionem uma nova perspetiva do mundo (36%), como explorar bairros culturalmente diferentes ou considerar uma visita improvisada a um centro cultural próximo.