Portugueses gastaram entre 1.000 e 1.500€ por pessoa em viagens de Natal e fim de ano, segundo a ANAV
Divulgado esta sexta-feira, o Barómetro de Viagens de Natal e Ano Novo 2024 do Observatório da ANAV indica, também, que Portugal, com destaque para as Regiões Autónomas, Cabo Verde e Caraíbas foram os destinos mais procurados nesta quadra.
A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens divulgou na sexta-feira, 27 de dezembro, os resultados da 2ª edição do Barómetro de Viagens, que analisou as tendências e preferências dos clientes das agências de viagens que integram esta entidade associativa, para a época natalícia e de fim de ano.
Segundo a Associação, o questionário enviado às agências, era composto por um total de oito perguntas relacionadas com a temática das Viagens Natal e Fim de Ano, tendo sido respondido por 59 agências de viagens. O estudo revelou os destinos preferidos, gastos médios, motivações dos viajantes e a crescente tendência para que as viagens desta época se façam em família e tendo como destino os “Mercados de Natal.
O estudo concluiu que Portugal foi o destino mais escolhido, maioritariamente as Ilhas, seguindo-se Caraíbas e Cabo Verde, o que reflete alguma preferência por climas quentes e destinos familiares. Os fatores mais relevantes para a escolha do destino foram o clima (71% de respostas), o custo dos pacotes (50% de respostas), e a existência de “Mercados de Natal” (40% de respostas).
O gasto médio por pessoa ficou entre os 1.000€ e os 1.500€ (valores idênticos aos de 2023) e a duração média das viagens ficou entre os 3 e os 5 dias.
Ainda de acordo com o Barómetro, aquilo que motiva e fideliza os clientes quando se trata de escolher um pacote/programa para uma viagem de Natal, continua a ser a confiança que deposita na agência de viagens e na sua equipa, bem como no operador, e ainda a relação qualidade/preço que os agentes de viagens conseguem colocar nas suas ofertas de pacotes/programas.
Quanto ao perfil dos clientes, a maioria situa-se na faixa etária entre os 35 e os 50 anos, com predominância de famílias (com pais e avós) e casais com filhos.
Para Luís Henriques, vice-presidente da ANAV, os resultados do Barómetro mostram que “os portugueses continuam a valorizar experiências de viagem únicas durante a época festiva, com um aumento da procura por destinos que combinem, calor e conforto ou neve e Mercados de Natal”.