Portugueses acima da média na “avidez de descobrir o mundo” revela estudo
A Travel Lifestyle Network lançou o maior estudo mundial de tendências de viagens. O relatório aponta que o desejo de viajar dos portugueses está acima da média global, com 20% dos inquiridos a admitir querer fazer férias no estrangeiro nos próximos três a seis meses.
O estudo da Travel Lifestyle Network, principal rede de agências de comunicação especializadas no setor do turismo e das viagens em que se integra a portuguesa Message in a Bottle, revela os principais fatores que influenciam a escolha de destinos por parte dos portugueses e de consumidores de outros 27 países. Segundo o relatório, mais de metade dos inquiridos nacionais tem uma elevada avidez de descobrir o mundo, com o desejo de viajar dos portugueses a ficar acima da média global e o comportamento de compra de viagens do mercado português a estar também ligeiramente acima do de outros mercados.
O estudo revela que a relação custo-benefício constitui o principal fator na escolha de um destino de férias sendo que, no caso dos portugueses, este binómio é o mais importante para 54% dos inquiridos, em comparação com os 26% dos seus equivalentes globais. Para 36% dos portugueses, a meteorologia/época do ano é um fator importante, enquanto 22% procura uma experiência cultural, 18% uma experiência relaxante e 17% uma experiência única na vida. Já boas infraestruturas para crianças/famílias e a possibilidade de visitar amigos/família reúnem 15% das preferências, seguindo-se a procura ofertas especiais/promoções em 13% dos casos.
Ainda no caso dos consumidores portugueses, 61% considera as viagens como um “interesse pessoal”, um valor que é superior à média global que se fica pelos 46%. Por outro lado, 52% dos portugueses identifica-se com a frase “Gosto de explorar o mundo”, em comparação com os 46% globais.
Em Portugal, 12% dos inquiridos adquiriu férias para o estrangeiro nos últimos três a seis meses e 25% optou por adquirir férias dentro de Portugal, reforçando a tendência crescente de turismo doméstico. Já no caso dos inquiridos a nível global, 11% adquiriu férias para o estrangeiro no mesmo período, enquanto 24% preferiu adquirir férias dentro do próprio país.
O inquérito revelou ainda que, nos próximos três a seis meses, 20% dos portugueses planeia adquirir férias no estrangeiro e 29% tenciona adquirir férias em território português. Já a perspetiva global a aquisição de férias domésticas é de 24% e de férias internacionais é de 13%.
“Com o estudo da TLN, concluímos que a percentagem de portugueses que veem as viagens como um interesse pessoal (61%) está acima da média global (46%). Os resultados refletem um claro desejo de viajar, o que é natural neste clima pós-Covid e, de certa forma, faz parte do ADN explorador dos portugueses. Mas os resultados alertam para a necessidade de ter em conta a relação custo-benefício, que em 2022 se tornou um fator de escolha determinante para 54% dos inquiridos nacionais”, menciona Rúben Obadia, CEO da Message in a Bottle, agência de comunicação portuguesa especializada em turismo e membro da Travel Lifestyle Network.
O estudo encomendado este ano pela Travel Lifestyle Network (TLN), foi desenvolvido pelo ‘think tank’ britânico Thrive e pela empresa de ‘market intelligence’ AudienceNet. Cerca de 179.446 pessoas em 28 países, incluindo Portugal, foram inquiridas pelo Global Web Index durante o primeiro trimestre de 2022. A amostra no nosso país foi constituída por 2.354 inquiridos.
Para descarregar o estudo completo da TLN, “State of Travel Global Survey”, clique aqui.