Portugal vai fechar o ano com mais de 27 MM€ de receitas turísticas
O ano de 2024 vai marcar novos recordes na atividade turística em Portugal, disse esta segunda-feira o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, para quem a descentralização dos atrativos turísticos e da conectividade dão um contributo essencial à diminuição da sazonalidade.
Portugal vai fechar o ano de 2024 com mais de 30 milhões de turistas estrangeiros e 80 milhões de dormidas e receitas turísticas superiores a 27 mil milhões de euros, disse esta segunda-feira o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, na Lousã, no distrito de Coimbra, onde assistiu à inauguração da reconversão da antiga estação ferroviária da Lousã em Alojamento Local, no âmbito do programa revive Natureza (ler aqui).
Relativamente à região Centro de Portugal, Pedro Machado, afirmou que tem registado crescimentos significativos, acima da média nacional, adiantando que, em 2024, será ultrapassado o recorde dos quase oito milhões de dormidas registadas o ano passado.
Para o governante, estes números colocam grandes desafios ao país, nomeadamente, no sentido de qualificar a experiência dos turistas que nos visitam, melhorando e diversificando a oferta de produtos e descentralizando, cada vez mais, essa oferta.
Neste sentido, Pedro Machado defendeu a necessidade de fazer um esforço ao nível de campanhas conjuntas entre municípios, Entidades Regionais de Turismo e outras instituições a fim de diminuir a sazonalidade e aumentar o tempo de permanência dos turistas nos destinos.