Portugal “tomou” a Times Square mas campanha de promoção vai mais além
A campanha “Close to US” integra-se num plano de promoção que inclui a presença do Destino Portugal em plataformas de negócio; implementação de uma estratégia de relações públicas; e campanha de marketing digital. O TP espera impactar 500 milhões de pessoas em todo o mundo com a campanha.
O arranque da campanha de promoção turística de Portugal nos Estados Unidos, mercado em que o Turismo de Portugal pretende investir 4,5 milhões de euros em 2022 e 2023, foi feito sob o lema “Close to US” e com o “take over” de todos os ecrãs digitais da Times Square, em Nova Iorque, que durante uma hora (entre as 18h00 e as 19h00 locais) emitiram exclusivamente imagens de Portugal.
O Turismo de Portugal “entregou” cada um dos ecrãs de Times Square a portugueses para que estes pudessem mostrar ao mundo o melhor que o país tem – as pessoas e o seu património natural e histórico, bem como passar a mensagem de que o turismo do futuro se faz de maneira responsável e sustentável.
“Com esta campanha, estrategicamente lançada nos dias anteriores à Semana de Ação de Graças (Thanksgiving), o Turismo de Portugal espera impactar cerca de 500 milhões de pessoas em todo o Mundo, num momento em que, associado à tradição da Black Friday, há uma maior predisposição para a marcação de viagens”, sublinha uma nota do Turismo de Portugal.
Segundo informa o Turismo de Portugal, a campanha “Close to US” faz parte de um plano alargado e inclui, além da ativação de marca em Times Square, a presença do Destino Portugal em plataformas de negócio, nomeadamente feiras e workshops; a implementação de uma estratégia de relações públicas tendo como alvo os principais opinion makers do país; e ainda uma forte campanha de marketing digital.
Com um investimento previsto de 4,5 milhões de euros em 2022 e 2023, o plano de promoção pretende dar visibilidade a Portugal como destino. A campanha é estritamente digital e inclui uma rede de 3.000 outdoors digitais presentes nos aeroportos de Nova Iorque e New Jersey, que têm ligações aéreas diretas para Portugal, estimando-se a geração de aproximadamente 55 milhões de impressões e um impacto em cerca de 12 milhões de transeuntes e utilizadores dos aeroportos.
O lançamento da campanha ocorreu em associação ao lançamento da mais recente figura de cera do museu Madame Tussauds New York, Cristiano Ronaldo, e que ficará patente no museu num espaço dedicado ao atleta português denominado: The CR7 Experience.
Recorde-se que, até setembro, o mercado dos Estados Unidos cresceu mais de 20% em hóspedes e dormidas face a 2019, o que o coloca como quarto mercado emissor para Portugal e quinto em termos de dormidas. Em relação às receitas turísticas o mercado registava, no mesmo período, um aumento de 48% face ao mesmo período de 2019.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo “esta é uma ação tática muito pertinente num mercado cada vez mais importante para Portugal. Os mais recentes números de que dispomos dos indicadores turísticos são extraordinários e se, em 2021, os EUA já eram o sexto mercado turístico da procura externa para o destino Portugal, em 2022 irão assumir uma posição ainda mais importante, contribuindo para a diversificação de mercados emissores. Este plano estratégico de comunicação, especialmente desenhado para este mercado, apresenta Portugal não só como o grande país que é, mas sobretudo como destino turístico fascinante e único no mundo”.