Portugal promove-se no WTM London com número recorde de empresas
A participação nacional, coordenada pelo Turismo de Portugal, conta com o número recorde de 112 empresas, e a participação das 7 Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT). Presentes estão, também o secretário de Estado do Turismo e o presidente do Turismo de Portugal.
Portugal está uma vez mais presente no WTM London que teve início esta terça-feira e decorre até dia 7 de novembro. Na maior feita de turismo do mercado britânico, Portugal ocupa um stand de 1010 m2, onde estão presentes 112 empresas e as 7 Agências Regionais de Promoção Turistica.
Os três dias de evento contam com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Em nota à imprensa, o Turismo de Portugal recorda que o mercado britânico é o principal emissor de turistas para Portugal. De acordo com os dados da Globaldata, em 2023, as saídas de britânicos para o estrangeiro registaram um aumento de +18,4% correspondendo a 89,7 milhões de viagens. Ainda assim, este número está 5,5% abaixo do registado em 2019 antes da pandemia.
Em 2023, o Reino Unido posicionou-se como o 1.º mercado turístico da procura externa para Portugal em termos de dormidas, com uma quota de 18,4%, o que corresponde a cerca de 9,9 milhões de dormidas. Em termos de hóspedes é o 2.º mercado, com uma quota de 12,9% que corresponde a 2,4 milhões de pessoas. As receitas geradas ascenderam a 3.835,1 milhões de euros, com o mercado britânico a posicionar-se no 1.º lugar, com uma quota de 15,3%.
Para o futuro as perspetivas continuam positivas, já que, até 2027, estima-se que as partidas internacionais do Reino Unido cresçam 5,8%/ano. Já os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar 7,8%/ano, números que, segundo o TP, “reforçam a relevância deste mercado para Portugal”.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a presença de Portugal na WTM reflete o compromisso contínuo do Turismo de Portugal em investir neste importante mercado. Para além de atrair segmentos exigentes através de experiências turísticas diversificadas, o Turismo de Portugal, pretende também com esta tão significativa presença neste certame, promover ativamente as múltiplas e diversificadas propostas de valor do nosso país e que é possível usufruir ao longo de todo o ano.”
Portugal is Art
Refira-se que o Reino Unido é um dos mercados onde, até ao final do ano, vai viver a campanha internacional do Turismo de Portugal que convida a descobrir um território, onde o quotidiano se eleva à condição artística. Sob o mote “Portugal is Art”, esta campanha, além do filme conceito, conta com seis versões mais curtas relativas a seis produtos turísticos: enoturismo, turismo literário, gastronomia, bem-estar, surf e festivais de música.
Os vários filmes da campanha vão estar em exibição no pavilhão de Portugal, de forma a mostrar a todos os visitantes que Portugal é arte nas suas diversas expressões e recantos.
Foto: © WTM London