Portugal presente na ITB com 86 empresas e as 7 ARPT

Portugal está, uma vez mais, presente na ITB Berlim, considerada a maior feira de turismo do mundo para profissionais. A presença nacional é organizada pelo Turismo de Portugal e tem os olhos postos no importante mercado alemão, considerado estratégico para o turismo português.
Na ITB Berlim, que se iniciou esta terça-feira, 4 de março e termina dia 6, Portugal presente com um stand de 830m2, 86 empresas e as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT).
O Turismo de Portugal organiza a presença nacional neste evento, tendo em vista apresentar e divulgar a diversidade e excelência da oferta nacional, explorar oportunidades de cooperação entre mercados e promover o investimento no setor.
Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, o mercado alemão é “um mercado emissor com uma importância estratégica”. Sublinhando que “o turismo desempenha um papel fulcral no aprofundar das relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha”, o responsável considera que a presença de Portugal na ITB 2025 “fortalece os laços com o mercado alemão, promovendo não só a autenticidade e a excelência de uma oferta distintiva, mas evidenciando também o notável desempenho das empresas turísticas nacionais”.
Em nota à imprensa, o Turismo de Portugal sublinha que o mercado alemão tem um papel crucial no turismo português: é o segundo mercado emissor mais relevante em termos de dormidas para Portugal, sendo igualmente relevante em termos de receitas turísticas.
Em 2024, a Alemanha foi o segundo maior mercado em termos de dormidas (11,3%) e o quarto em número de hóspedes (8,9%). Registou-se um aumento de 4,3% nas dormidas e de 6,6% nos hóspedes alemães em alojamentos turísticos portugueses, totalizando 6.338,7 mil dormidas e 1.729,9 mil hóspedes.
Já as receitas turísticas provenientes da Alemanha cresceram 8,3% face a 2023, atingindo 3.120,6 milhões de euros, representando 11,3% do total.
Destaca ainda o Turismo de Portugal que “as projeções conhecidas para o turismo emissor alemão são promissoras. Entre 2025 e 2028, espera-se um crescimento anual de 3,4% nas partidas internacionais da Alemanha, atingindo 141 milhões de partidas em 2028”.